USOS DA BIODIVERSIDADE AMAZÔNICA NO BOSQUE DA CIÊNCIA PARA FINS EDUCATIVOS / Uses of Amazonian biodiversity in the Forest of Science for educational purposes

  • Priscila Morhy
  • Augusto Terán
  • Silvia Souza
  • Felipe Negrão

Resumo

A biodiversidade presente nos espaços não formais deve ser utilizada no ensino de maneira a propiciar a alfabetização científica. O objetivo deste trabalho é descrever de que forma é apresentada e usada para fins educativos a biodiversidade presente no Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). A pesquisa de cunho descritivo, com uma abordagem qualitativa, é complementada com observações de campo in lócus, sendo visitados e descritos os diversos ambientes do Bosque. A forma como é apresentado o tema da biodiversidade no Bosque da Ciência, possibilita o trabalho em diversos contextos educacionais, tais como o interdisciplinar, auxiliando na contextualização de saberes que são apresentados apenas nos livros didáticos. A biodiversidade apresentada nos espaços não formais amazônicos, quando bem usada pode contribuir para que o indivíduo interaja com o meio ambiente, despertando sentimentos e emoções, estimulando-o para uma nova consciência ambiental, e para a formação do conhecimento científico.

Publicado
2017-05-09
Como Citar
MORHY, Priscila et al. USOS DA BIODIVERSIDADE AMAZÔNICA NO BOSQUE DA CIÊNCIA PARA FINS EDUCATIVOS / Uses of Amazonian biodiversity in the Forest of Science for educational purposes. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 9, n. 20, p. 108-115, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/252>. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos