A PEDAGOGIZAÇÃO DO SUJEITO INFANTIL NA CAMPANHA DE NACIONALIZAÇÃO: SOBRE O GOVERNAMENTO DA INFÂNCIA / Pedagogisation of children through nation identity campaign: about the childhood government

  • Ketlin Kroetz
  • Isabel de Lara

Resumo

Este artigo, fundamentado nos estudos de Bujes (2001) e Foucault (1987), objetiva analisar, por meio das narrativas de um grupo de colonos alemães da região do Vale do Rio dos Sinos, de como se deu a pedagogização desses sujeitos e como eles foram governados por meio da escola e suas relações pedagógicas no período da Campanha de Nacionalização promovida pelo Estado Novo (1937 – 1945) no Brasil. Conclui, por meio da Análise do Discurso (FOUCAULT, 2013), que a escola agia como uma instituição que conduzia a conduta dos sujeitos e os governava, utilizando técnicas de controle como vigilância e punição para disciplinarem seus corpos. Tais atitudes resultaram na pedagogização dos colonos por meio de um ensino considerado verdadeiro, bem como por um modo considerado „correto‟ de ser aluno e sujeito pertencente a uma comunidade alemã.

Publicado
2017-05-08
Como Citar
KROETZ, Ketlin; DE LARA, Isabel. A PEDAGOGIZAÇÃO DO SUJEITO INFANTIL NA CAMPANHA DE NACIONALIZAÇÃO: SOBRE O GOVERNAMENTO DA INFÂNCIA / Pedagogisation of children through nation identity campaign: about the childhood government. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 9, n. 19, p. 72-81, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/222>. Acesso em: 25 abr. 2024.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##