MUSEU INTERATIVO, LÚDICO E PALEONTOLOGIA: UMA PROPOSTA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR

  • Fábio Rodrigues
  • Simone Suecker
  • Isabel de Lara

Resumo

O artigo apresenta um relato de uma proposta interdisciplinar com uma visita museal desenvolvida em uma turma do sétimo ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de Cachoeirinha (RS) abordando a Paleontologia. O objetivo foi oportunizar atividades lúdicas por meio de uma aventura paleontológica envolvendo um museu interativo e promovendo a aprendizagem. Metodologicamente, a proposta perfez duas etapas: um jogo interdisciplinar e a visita ao museu interativo da PUCRS. A primeira teve caráter preparatório para (re)construção de conceitos acerca das diferentes áreas envolvidas: Matemática, História, Geografia e Biologia. Na segunda, a partir dos conhecimentos abordados no jogo, realizaram-se perguntas-desafio para serem resolvidas com o auxilio das interações disponibilizadas no museu interativo. Os relatos dos estudantes mostram que a interação com exposições e experimentos que tratam das características da vida dos dinossauros e da Terra primitiva - tema gerador de interesse dos pré-adolescentes - aliada à utilização do jogo oportuniza um ambiente interessante e facilitador da aprendizagem, além de aguçar a curiosidade do estudante e estimular a busca por novas informações.

Publicado
2017-05-05
Como Citar
RODRIGUES, Fábio; SUECKER, Simone; DE LARA, Isabel. MUSEU INTERATIVO, LÚDICO E PALEONTOLOGIA: UMA PROPOSTA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 8, n. 17, p. 177-186, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/189>. Acesso em: 31 mar. 2020.
Seção
Artigos