AULAS PASSEIO PROMOVENDO O ENSINO DE HISTÓRIA E CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS

  • Daniela Trindade

Resumo

Este artigo apresenta resultados de um projeto que buscou a realização de aulas passeio como estudo direcionado da relação entre o ser humano e o meio, nas aulas de história e ciências. As visitas orientadas ao Parque Senador Jeferson Péres e Palácio Rio Negro, aproximou os alunos da realidade da memória da cidade de Manaus, capital do Estado do Amazonas, contudo, sem deixar de problematizar a contaminação do Igarapé de Manaus e as intervenções urbanas a ele incorporadas. As aulas aconteceram em ambiente formal e não formal, envolvendo a realização de pesquisa de textos e imagens sobre os locais visitados e seu entorno. No decorrer da realização das atividades, defendeu-se o exercício de uma prática educativa em que educador e educando exercitem a construção da cidadania através da conservação de qualquer meio, como sinônimo de respeito adequado ao patrimônio natural e cultural através de ações, escolhas e condutas quanto ao uso desse meio ambiente.

Publicado
2017-05-04
Como Citar
TRINDADE, Daniela. AULAS PASSEIO PROMOVENDO O ENSINO DE HISTÓRIA E CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 8, n. 15, p. 154-164, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/155>. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos