AS TRILHAS DO BOSQUE DA CIÊNCIA DO INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA (INPA): ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL /The trails of the "Forest of Science" of the National Institute of Amazonian Research (INPA)

a strategy for the Science teaching and Environmental education

  • Daniela Trindade

Resumo

O presente artigo buscou mostrar o uso das trilhas como espaço educativo não formal, propiciador da problematização de questões socioambientais, valorização sociocultural e sentido de pertencimento com os participantes. Nesse processo, a abordagem foi de natureza qualitativa, utilizando-se uma pesquisa bibliográfica, com enfoque fenomenológico, tendo por objetivo; analisar a contribuição das trilhas do Bosque da Ciência ao desenvolvimento do campo de percepções dos visitantes, como estratégia de Educação Ambiental e ensino de ciência. A coleta e análise dos dados deu-se através das visitas in loco, como conjunto de atividades realizadas junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), tendo em vista as diversas opções de trilhas oferecidas no ambiente. Destarte, as trilhas podem ser utilizadas para instigar o campo de percepções dos caminhantes, como resgate de valores e sentido de pertencimento para com a fauna, flora e natureza amazônica.

Publicado
2017-05-09
Como Citar
TRINDADE, Daniela. AS TRILHAS DO BOSQUE DA CIÊNCIA DO INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA (INPA): ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL /The trails of the "Forest of Science" of the National Institute of Amazonian Research (INPA). Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 9, n. 20, p. 72-79, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/248>. Acesso em: 09 dez. 2019.
Seção
Artigos