O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ – UNIFAP (CAMPUS OIAPOQUE)

  • Luis Alexandre Lemos Costa UNIFAP
  • Cleusa Suzana Oliveira de Araújo UEA
  • Luciana Carlena Correia Velasco Guimarães IFAP
  • Mauro Barbosa Guterres UEMA

Resumo

O estágio supervisionado o futuro professor de Ciências e Biologia tem o ensejo para ensinar para os alunos saberes adquiridos durante a formação inicial. O presente estudo tem por objetivo analisar os relatos de experiência presentes nos relatórios de Estágio Supervisionado I (séries finais do Ensino Fundamental) dos alunos da primeira turma do curso superior em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP – Campus Oiapoque. Foram analisados 17 relatórios oriundos de um período de observação e regência equivalente a 100 horas de um total de 210 horas. O estágio ocorreu em duas das quatro escolas que oferecem a modalidade Ensino Fundamental, no município de Oiapoque, no horários matutino, vespertino e noturno. Os acadêmicos encontravam-se no sétimo semestre de um total de oito necessários para a integralização da graduação. As experiências e práticas observadas pelos acadêmicos foram registradas em diários de campo para que ao final do período pudessem servir como base para formulação dos relatórios. Tendo em vista a utilização apenas do material escrito (relatórios) este estudo teve caráter documental e para inferências utilizou-se o método de análise de conteúdo de Bardin. Após a análise das unidades identificou-se no texto o reconhecimento dos acadêmicos como importante no processo de formação de professores de Ciências e Biologia. Considera-se ainda, que as experiências oriundas do Estágio Supervisionado I se configuram como fonte de pesquisa e reflexão que podem ser utilizados para a melhoria dos processos didático-metodológicos que constituem os cursos de licenciatura em Ciências Biológicas.

Publicado
2019-07-22
Como Citar
COSTA, Luis Alexandre Lemos et al. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ – UNIFAP (CAMPUS OIAPOQUE). Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 12, n. 25, jul. 2019. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/1549>. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos