A MÚSICA COMO RECURSO ALFABETIZADOR NUMA ESCOLA PÚBLICA DE MANAUS/AM

  • Bruna Cecília de Oliveira Gomes
  • Alice Ramos de Oliveira

Abstract

O presente artigo integrou o Projeto de Aprendizagem, do Curso Especialização em Gestão de Projetos e Formação Docente, do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Experiências Transdisciplinares em Educação (LEPETE), vinculado à Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e à Secretaria Municipal de Educação (SEMED). O projeto de formação ocorreu com os professores da educação básica, vinculados à uma escola pública municipal e com alunos egressos da UEA, a partir da metodologia de Oficinas de Formação em Serviço com o apoio de estudantes de graduação em licenciatura da Escola Normal Superior - ENS/UEA, por meio do Programa de Assistência à Docência. Como resultado deste processo, foi desenvolvido enquanto
método avaliativo, o projeto de aprendizagem, tendo como lócus de práticas pensantes e teórico vivencial a própria escola. Os autores que fundamentaram o relato desta pesquisa, com utilização da música e alfabetização, foram Rosa (1990), Stival e Suanno (2018), Soares (2001), dentre outros. Considerando que a principal problemática da turma pesquisada, era a dificuldade em decodificação e significação, o projeto teve como objetivo analisar a inserção da música no processo de efetivação da aquisição de competências e habilidades de leitura e interpretação. Durante as aplicações, se observou que os alunos se sentiram bastante interessados com a atividade, por se tratar de uma prática pedagógica mais dinâmica, ativa e com ênfase na aprendizagem do aluno.

Published
2024-05-06
How to Cite
GOMES, Bruna Cecília de Oliveira; OLIVEIRA, Alice Ramos de. A MÚSICA COMO RECURSO ALFABETIZADOR NUMA ESCOLA PÚBLICA DE MANAUS/AM. Revista Saberes & Práticas, [S.l.], n. 4, p. 155 - 156, may 2024. ISSN 2596-013X. Available at: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/3563>. Date accessed: 19 may 2024. doi: https://doi.org/10.59666/rsp.v0i4.3563.

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>