CANTIGAS DE RODA COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Kátia Priscila Souza dos Santos
  • Alice Ramos de Oliveira

Resumo

Este relato teve como objetivo descrever como foi escrito e realizado o projeto de aprendizagem “Cantigas de Roda como instrumento de aprendizagem na educação infantil”. O objetivo do projeto foi resgatar as cantigas de roda, utilizando o brincar como ponto de partida, enfatizando o desenvolvimento da corporeidade na educação infantil. A metodologia utilizada aconteceu por meio escutas sensíveis, rodas de conversas nos/dos/com/ os cotidianos escolares e etnografia. As atividades deste relato foram desenvolvidas na escola Municipal Alternativa Padre Mauro Fancello, Manaus-AM, com turmas de 1° período, com crianças de quatro anos. Como resultado da pesquisa, foi percebido que as cantigas de roda propiciaram maior desenvolvimento de concentração, atenção, ritmos, destrezas variadas, melhorias no desenvolvimento psicomotor, afetivo e cognitivo, além de tornar as crianças mais desinibidas, melhorando sua autoestima.

Publicado
2024-05-06
Como Citar
SANTOS, Kátia Priscila Souza dos; OLIVEIRA, Alice Ramos de. CANTIGAS DE RODA COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Saberes & Práticas, [S.l.], n. 4, p. 164, maio 2024. ISSN 2596-013X. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/3571>. Acesso em: 19 maio 2024. doi: https://doi.org/10.59666/rsp.v0i4.3571.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

1 2 > >>