O contexto da Educação Infantil na perspectiva de uma professora em formação

  • Ianca Neves
  • Jediã Lima
  • Ana Martins

Resumo

Este relato de experiência é pautado nas práticas vivenciadas no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Argentina Barros, que está localizado na zona norte de Manaus/AM. Compreende os aspectos necessários à atuação do professor na primeira etapa da Educação Básica, mas é principalmente voltado para a importância do olhar reflexivo sobre as práticas político-pedagógicas, suas intencionalidades e contribuições para o desenvolvimento integral da criança. Tem como objetivo relatar as vivências proporcionadas por meio do Projeto Assistência à Docência (PAD), bem como compreender a realidade nos/dos cotidianos da Educação Infantil e a influência de práticas adequadas ao desenvolvimento cognitivo e social da criança. Retrata também, a importância do diálogo e das relações de teorias e práticas para a construção do processo formativo de uma professora em formação. Para a construção dessa narrativa, busquei dialogar com alguns autores como Jean Piaget (1995), Paulo Freire (2000) e Selma Garrido Pimenta (2012).

Publicado
2023-11-20
Como Citar
NEVES, Ianca; LIMA, Jediã; MARTINS, Ana. O contexto da Educação Infantil na perspectiva de uma professora em formação. Revista Saberes & Práticas, [S.l.], n. 03, nov. 2023. ISSN 2596-013X. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/3263>. Acesso em: 19 maio 2024. doi: https://doi.org/10.59666/rsp.v1i03.3263.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

1 2 > >>