KIT PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE FÍSICA: DISCUTINDO SOBRE A ENERGIA MECÂNICA NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.59666/Arete.1984-7505.v24.n38.4575Palavras-chave:
Energia mecânica, . Ensino de Ciências por investigação, Kit experimentalResumo
Este artigo apresenta o recorte de uma pesquisa realizada com alunos do Ensino Médio, da disciplina de Física, no Centro Territorial de Educação Profissional de Vitória da Conquista - Ba, que teve como objetivo analisar a produção do conhecimento sobre Energia Mecânica, a partir da produção de um kit experimental, visando a integração entre teoria e prática. A metodologia utilizada foi pesquisa qualitativa de natureza exploratória, e o método foi a pesquisa participante. A realização das atividades da pesquisa foi pautada no Ensino de Ciências por investigação, e produziu conhecimentos com aprendizagem significativa, cujos resultados demonstraram que o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas que interligam os conhecimentos prévios dos alunos com o campo conceitual é de suma importância para a construção de novas aprendizagens.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Gerais para a Educação Básica/Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. 542p.
CARVALHO, A. M. P. D. et al. Ensino de Ciências por Investigação: Condições para implementação em sala de aula. São Paulo: CENGAGE Learning, 2013.
CHAGAS, A. T. R. O questionário na pesquisa científica. 2000. Disponivel em: file:///C:/Users/Rafael/Google%20Drive/TCC/BIBLIOGRAFIA/O_QUESTIONARIO_NA_PESQUISA_CIENTIFICA_An%20(1).pdf . Acesso em: 29 mai. 2024.
FERNANDES, E. F. As Dificuldades de Compreender Física dos Alunos do Ensino Médio das Escolas Públicas de Iguatu – Ce. Universidade Estadual do Ceará. Iguatu, p. 46. 2016.
FERNANDES, J. C. O Método científico. In: FERNANDES, J. C. Metodologia Científica. 1ª. ed. Bauru: Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Engenharia. UNESP, 2014. Cap. 2, p. 22
GEHLEN, S. T.; DELIZOICOV, D. A dimensão epistemológica da noção de problema na obra de Vigotsky: implicações no ensino de ciências. Investigações em Ensino de Ciências. V.17, n.1, p.59-79, 2016.
HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de Física: Mecânica. 10ª. ed. Rio de Janeiro: LTC, v. 1, 2016.
MALHEIROS, B. T. Metodologia da Pesquisa em Educação. 1ª. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2011. 276 p.
MARQUES, G. D. C. Dinâmica do Movimento dos Corpos: Energia Mecânica. USP/ Univesp. São Paulo, p. 307. 2010.
MEDEIROS, O. K. C.; ARANTES, A. R. Atividades práticas e materiais didáticos no ensino de ciências. In: FELICIO, C.M.; SANTOS, D.G.; FALEIRO, W. (org). Saberes e vivências em Ciências da natureza do ensino médio. Goiânia: Kelps, 2020.
MINAYO, M.C.S. O desafio do conhecimento. 11ª ed. São Paulo: Hucitec, 2008.
MOREIRA, M. A. Mapas Conceituais e Aprendizagem Significativa. Revista Chilena de Educação Científica, Porto Alegre, p. 38-44, 2012.
RAMALHO, F. Os Fundamentos da Física 1: Mecânica. 9ª. ed. São Paulo: Moderna LTDA, v. 1, 2009.
PIAGET, J. A equilibração das estruturas cognitivas. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
SANTOS, R. M. O uso do kit experimental de energia mecânica no ensino médio: perspectivas e desafios. Dissertação de Mestrado. PROFMAT/UESB. 158p. 2019.
SILVA, R. T. D. Trabalho e Energia Cinética. Universidade Federal da Paraíba. [S.l.]. 2002.
VIEIRA, W.A.; SILVEIRA, C.N.; SANTOS, A.R. Materialidade e interesse pelas ciências naturais segundo jovens do território de identidade Médio Sudoeste da Bahia. In: FELICIO, C.M.;
SANTOS, D.G.; FALEIRO, W. (org). Saberes e vivências em Ciências da natureza do ensino médio. Goiânia: Kelps, 2020.
VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
