O MAPA CONCEITUAL COMO MÉTODO DE AVALIAÇÃO NO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Lorena de Aguiar
  • Kelly Gonçalves
  • Ana Paula Menezes

Resumo

Esse estudo teve como finalidade apresentar uma possibilidade de utilização do Mapa
Conceitual como um método avaliativo, como algo simples e dinâmico, identificando as concepções
relacionadas à construção de Mapas Conceituais e a sua ligação com uma aprendizagem
significativa. Incluiu uma proposta de aplicação de mapa como instrumento de visualização do
conhecimento construído pelo aluno na sua estrutura cognitiva. No presente trabalho foi feito
primeiramente o levantamento bibliográfico sobre a temática do Mapa Conceitual. Na sua
fundamentação teórica foram dispostos os conceitos, características e possibilidades dos mapas
conceituais. O Mapa Conceitual neste estudo caracterizou-se como uma importante alternativa no
auxilio do professor de Ciências Naturais em sua prática pedagógica.

Publicado
2017-05-12
Como Citar
DE AGUIAR, Lorena; GONÇALVES, Kelly; MENEZES, Ana Paula. O MAPA CONCEITUAL COMO MÉTODO DE AVALIAÇÃO NO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 2, n. 4, p. 128-136, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/369>. Acesso em: 26 abr. 2024.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##