BRINQUEDO E EDUCAÇÃO INFANTIL: Contribuições e possibilidades para a socialização de crianças do 1º período de um centro educativo no município de Parintins-AM / Toys and child education

contributions and possibilities for the socialization of children in Elementary school in the municipality of Parintins-AM

  • Glenda Beltrão
  • Gyane Leal

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo apresentar as contribuições e possibilidades do brinquedo para a socialização das crianças em uma turma do 1º Período de um Centro Educativo no Município de Parintins AM. O nosso reporte fundamentou-se em autores, como: Froebel (2001), Kishimoto (2010), Brougére (2010), Corsaro (2005) e outros. Esta é uma pesquisa qualitativa, na qual utilizamos o método de abordagem do tipo etnográfico que estabelece uma aproximação do pesquisador com sujeitos da pesquisa, proporcionando um melhor entendimento do seu universo. Os sujeitos são 05 crianças com faixa etária de 04 a 05 anos de ambos os sexos e a professora da turma. Em pesquisa com crianças existe a necessidade de atentar para as questões éticas por isso, pedimos autorização dos pais e responsáveis para o uso de depoimentos e imagem, e optamos por atribuir nomes fictícios. Com base nas observações in loco, percebemos que o brinquedo apresenta possibilidades para a socialização das crianças, pois ao brincar as crianças estabelecem relações, compartilham experiências, interagem e cooperam. Conclui-se que o brinquedo contribui de forma singular na Educação de crianças pequenas.

Publicado
2017-05-09
Como Citar
BELTRÃO, Glenda; LEAL, Gyane. BRINQUEDO E EDUCAÇÃO INFANTIL: Contribuições e possibilidades para a socialização de crianças do 1º período de um centro educativo no município de Parintins-AM / Toys and child education. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 9, n. 20, p. 124-129, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/254>. Acesso em: 16 dez. 2019.
Seção
Artigos