ENSINO DE QUÍMICA: ÁGUA E SUAS IMPLICAÇÕES NA QUALIDADE DE VIDA / Chemistry education: water and its implications on quality of life

  • Eluzir Chacon
  • Márcia Borges
  • Haron Soares
  • Patrícia Cotelo

Resumo

Este trabalho relata como o tema gerador “Água e suas implicações na qualidade de vida” foi usado para fomentar uma discussão sob a ótica de Ciência, Tecnologia Sociedade e Ambiente de modo a contribuir para um Ensino de Química na perspectiva cidadã. Uma metodologia de ensino foi elaborada no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e foi aplicada durante as aulas de Química ministradas para alunos da 2o ano do Ensino Médio de uma escola pública em Niterói - Rio de Janeiro. A crise hídrica que assolou o sudeste nos anos 2014 e 2015 e a importância do saneamento básico serviram de cenário para discussões que levaram ao entendimento das características ideais que a água para o consumo humano deve apresentar. Diversas propriedades da água foram estudadas enfatizando-se a determinação do pH de várias amostras trazidas pelos estudantes. As aulas tiveram grande participação dos alunos, promovendo o diálogo e uma aprendizagem com significado sobre os conteúdos envolvidos, principalmente com relação ao caráter ácido-base, pois a dimensão desse conceito assumiu um significado real, extrapolado para um contexto econômico-social.

Publicado
2017-05-08
Como Citar
CHACON, Eluzir et al. ENSINO DE QUÍMICA: ÁGUA E SUAS IMPLICAÇÕES NA QUALIDADE DE VIDA / Chemistry education: water and its implications on quality of life. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 9, n. 19, p. 281-292, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/238>. Acesso em: 16 abr. 2024.
Seção
Relato de Experiência