ANÁLISE DAS DIFICULDADES DOS ALUNOS ACERCA DAS CROMOSSOMOPATIAS: UMA ABORDAGEM BASEADA NA METODOLOGIA DA TEORIA FUNDAMENTADA / Analysis of difficulties of students about the chromosomopathies: an approach based on the grounded theory methodology

  • Andreza Reis
  • Cirlande da Silva
  • Carla Borges

Resumo

A Genética é um ramo da Biologia que muito desperta a curiosidade dos alunos. Isso porque, dentro desta área, os alunos têm contato com questões que são constantemente debatidas na mídia. Esta pesquisa teve como objetivo compreender quais os motivos que levam os alunos do Ensino Médio, de uma escola pública de Manaus – Amazonas, a sentirem dificuldade no estudo das cromossomopatias. Para tanto, utilizamos como instrumentos de coleta de dados, a observação e a entrevista. Os dados foram analisados à luz do método da Teoria Fundamentada que é dividida didaticamente em três momentos: codificação aberta, codificação axial, codificação seletiva. Como resultados, percebeu-se que as principais dificuldades dos alunos ao estudarem as cromossomopatias estão ligadas ao modo como o livro didático vem trabalhando pouco com este assunto, priorizando outros conteúdos. Com isso, este assunto tende a ser pouco comentado em sala de aula, acarretando a dificuldade no momento do estudo.

Publicado
2017-05-08
Como Citar
REIS, Andreza; DA SILVA, Cirlande; BORGES, Carla. ANÁLISE DAS DIFICULDADES DOS ALUNOS ACERCA DAS CROMOSSOMOPATIAS: UMA ABORDAGEM BASEADA NA METODOLOGIA DA TEORIA FUNDAMENTADA / Analysis of difficulties of students about the chromosomopathies: an approach based on the grounded theory methodology. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 9, n. 19, p. 239-253, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/235>. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos