FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: ANÁLISES COMPARATIVAS DE OFICINAS ENVOLVENDO O GEOGEBRA / Mathematics Teacher Training: Comparative Analysis Involving the GeoGebra Workshops
Resumo
O artigo apresenta recorte de estudo qualitativo comparativo entre os resultados de duas oficinas oferecidas a professores: uma a licenciados e outra a professores em formação, ambos da área de matemática. A proposta envolveu atividades diversas desenvolvidas com recursos tecnológicos digitais, e foi norteada por dois questionamentos básicos: Quais são as novas demandas que esses recursos trazem para a formação/atuação deste profissional? O GeoGebra pode se apresentar como auxiliar para suas práticas pedagógicas em aulas de matemática? Dentre os resultados, puderam ser evidenciados: a percepção por parte do professor de que sua formação não se finda no momento de conclusão de sua graduação; a defesa da promoção de projetos envolvendo essa formação tenham espaços para propostas práticas a respeito da utilização de tecnologias digitais, e a análise de que este seria um possível caminho para que nossas escolas estivessem mais direcionadas aos objetivos e desejos das novas gerações de estudantes.