FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: ANÁLISES COMPARATIVAS DE OFICINAS ENVOLVENDO O GEOGEBRA / Mathematics Teacher Training: Comparative Analysis Involving the GeoGebra Workshops

  • Renan Pereira
  • Adriano Freitas
  • Eline Victer

Resumo

O artigo apresenta recorte de estudo qualitativo comparativo entre os resultados de duas oficinas oferecidas a professores: uma a licenciados e outra a professores em formação, ambos da área de matemática. A proposta envolveu atividades diversas desenvolvidas com recursos tecnológicos digitais, e foi norteada por dois questionamentos básicos: Quais são as novas demandas que esses recursos trazem para a formação/atuação deste profissional? O GeoGebra pode se apresentar como auxiliar para suas práticas pedagógicas em aulas de matemática? Dentre os resultados, puderam ser evidenciados: a percepção por parte do professor de que sua formação não se finda no momento de conclusão de sua graduação; a defesa da promoção de projetos envolvendo essa formação tenham espaços para propostas práticas a respeito da utilização de tecnologias digitais, e a análise de que este seria um possível caminho para que nossas escolas estivessem mais direcionadas aos objetivos e desejos das novas gerações de estudantes.

Publicado
2017-05-08
Como Citar
PEREIRA, Renan; FREITAS, Adriano; VICTER, Eline. FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: ANÁLISES COMPARATIVAS DE OFICINAS ENVOLVENDO O GEOGEBRA / Mathematics Teacher Training: Comparative Analysis Involving the GeoGebra Workshops. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 9, n. 18, p. 61-71, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/197>. Acesso em: 25 abr. 2024.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##