NOÇÕES DE PROBABILIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ATIVIDADES INTERDISICIPLINARES
Resumo
O artigo apresenta discussões envolvendo práticas interdisciplinares na educação básica, destacando o enfoque epistemológico e o pedagógico, na busca de responder a necessidade de superação da visão fragmentada das áreas de conhecimento, de forma a recuperar a integração dos saberes. Para que isto aconteça, destaca a necessidade da cooperação entre docentes no compartilhamento do conhecimento. Nessas perspectivas apresenta propostas de atividades interdisciplinares elaboradas a partir de temas geradores atuais e instigantes aos estudantes, deforma a envolvê-los no estudo e na pesquisa. As atividades envolvem possibilidades de trabalho em diversas áreas, mas foca especialmente em matemática, no estudo de probabilidades, conteúdo relevante à formação do indivíduo, com significativas aplicações em situações do cotidiano. Analisa que sua implementação pode resultar em um ensino/aprendizagem distanciado do formato abstrato e mecânico, permitindo que espaços para que o aluno construa o conhecimento, pesquise e dialogue a respeito dos conceitos envolvidos.