ATIVIDADES EXPERIMENTAIS COM ENFOQUE EM AGROECOLOGIA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO NO CAMPO
Resumo
O trabalho foi desenvolvido buscando responder à pergunta de pesquisa que consistiu em avaliar qual é a pertinência de atividades experimentais, sob a perspectiva da Educação no Campo, seguindo os princípios agroecológicos? Tal intervenção ocorreu em uma turma de vinte e dois alunos do Curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio com habilitação em Agroecologia no Instituto Educar, na cidade de Pontão/RS, que é um projeto de extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Sertão. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi apresentar possibilidades de implementação de duas atividades experimentais que abordaram conteúdos de Química na perspectiva da Educação no Campo, avaliando a pertinência por meio dos discentes inseridos na realidade agroecológica. Percebeu-se que estudantes compreenderam acerca da importância do conhecimento químico, principalmente no que tange ao conteúdo de soluções na adubação do solo seguindo os princípios agroecológicos. Dessa forma, salienta-se a pertinência do ensino de Química aplicado à Educação no Campo, a fim de trazer o conhecimento escolar para a vida, oportunizando aos estudantes tornarem-se participantes do processo de ensino-aprendizagem e não meramente receptores de conhecimentos desconexos da realidade cotidiana.