UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA, ABORDANDO A TEMÁTICA DOS AGROTÓXICOS / Potentially significant educational unit for the teaching of organic chemistry, addressing the theme of pesticides

  • Aline Locatelli
  • Karine dos Santos
  • Alana Zoch

Resumo

A Química é uma das disciplinas em que os alunos apresentam grandes dificuldades de aprendizagem, sendo assim, para promover um ensino/aprendizagem de Química que seja significativo para os estudantes, considerando a sua realidade, utilizou-se a temática dos agrotóxicos, com o objetivo de ensinar os conceitos de química orgânica a partir de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa – UEPS, interligando a educação à Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente – CTSA. Esta interligação objetivou permitir que os estudantes tenham a capacidade de analisar a realidade técnica de forma social, política, cultural e econômica, além das questões de saúde, despertando-lhes o espírito crítico para que, dessa forma, possam interferir nos acontecimentos cotidianos. Este trabalho apresenta dados referentes à avaliação da aprendizagem dos estudantes, que consistiu em uma análise de discurso francesa das histórias em quadrinhos (HQs), confeccionadas pelos estudantes. A UEPS descrita aqui foi aplicada para 22 estudantes, com idades variadas, em uma escola do meio rural. Os resultados apresentados mostram que HQs, quando utilizadas para avaliar a aprendizagem dos conteúdos por parte dos estudantes, dentro de uma UEPS, com enfoque CTSA, constituíram-se em um bom instrumento, uma vez que estimularam a relação entre ciência e cidadania dentro do contexto dos estudantes, como se pode identificar na análise dos resultados.

Publicado
2017-05-08
Como Citar
LOCATELLI, Aline; DOS SANTOS, Karine; ZOCH, Alana. UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA, ABORDANDO A TEMÁTICA DOS AGROTÓXICOS / Potentially significant educational unit for the teaching of organic chemistry, addressing the theme of pesticides. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 9, n. 18, p. 173-181, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/204>. Acesso em: 09 dez. 2019.
Seção
Artigos