APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE BOTÂNICA EM AMBIENTES NATURAIS

  • Joeliza Araújo
  • Maria de Fátima da Silva

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo fazer um ensaio teórico buscando uma aproximação entre o ensino de botânica e as contribuições da teoria da Aprendizagem Significativa. Fizemos uma análise crítica sobre aulas de campo em ambientes naturais potencialmente significativos para a aprendizagem de conteúdos em Botânica. A despeito do ensino desta disciplina, os subsunçores são ancorados na estrutura cognitiva do aluno pelo contato com o material em alguma etapa de sua vida escolar e com o convívio com as plantas. Ao encontrar-se diante de um ambiente natural carregado de elementos que “despertam” os conhecimentos adormecidos, este ambiente favorece a introdução de novos conceitos aos que se já sabe e, associado ao interesse do aprendiz, essas condições tornam favorável à aprendizagem significativa.

Publicado
2017-05-04
Como Citar
ARAÚJO, Joeliza; DA SILVA, Maria de Fátima. APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE BOTÂNICA EM AMBIENTES NATURAIS. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 8, n. 15, p. 100-108, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/150>. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
Artigos

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