Alfabetização e letramento: experiências enriquecedoras em intervenções pedagógicas

  • Thaís Souza Farias
  • Alice Ramos de Oliveira

Resumo

O presente artigo refere-se a um relato de experiência acerca das atividades realizadas como estudante de pós-graduação do curso de Gestão de Projetos e Formação Docente da Universidade Estado do Amazonas (UEA) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Manaus (SEMED). Este curso foi realizado nas modalidades presencial e a distância, com acompanhamento a distância (EAD) e com encontros presenciais na Escola Municipal Alternativa Padre Mauro Fancello, em Manaus-AM. Durante o curso, foram abordados diversos temas acerca da educação, além do desenvolvimento de Projeto de Aprendizagem a partir do Projeto Formativo elaborado durante os encontros formativos na escola. O Projeto de Aprendizagem foi realizado com a turma do 2º ano A, da E. M. A. Padre Mauro Fancello, e foi desenvolvido para promover atividades que contribuíssem para o processo de alfabetização e letramento por meio de atividades lúdicas e tecnologias educacionais. O projeto Formação Continuada em Serviço (OFS) permitiu a realização desse curso de pós-graduação por meio de pesquisas construídas a partir do contexto escolar das escolas participantes, intervindo com novos conhecimentos e recursos pedagógicos, respeitando a realidade e singularidade de cada escola.

Publicado
2023-11-16
Como Citar
FARIAS, Thaís Souza; OLIVEIRA, Alice Ramos de. Alfabetização e letramento: experiências enriquecedoras em intervenções pedagógicas. Revista Saberes & Práticas, [S.l.], n. 4, nov. 2023. ISSN 2596-013X. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/3237>. Acesso em: 27 abr. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/rsp.v0i4.3237.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##