Alfabetização na educação física por meio de jogos e brincadeiras

  • Tatiana Ribeiro de Castro
  • Alice Ramos de Oliveira
  • Maria Cleide Meireles de Queiroz Costa

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo evidenciar como os jogos e brincadeiras nas aulas de Educação Física podem contribuir no processo ensino-aprendizagem de alfabetização e letramento, ressaltando a importância da ludicidade e do movimento, tão importantes nessa faixa etária. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Padre Mauro Fancello, com alunos do 1º ano A, com idades de 6 e 7 anos. Para a execução da pesquisa, adotou-se a metodologia qualitativa, utilizando-se da pesquisa-ação. Os resultados possibilitaram afirmar que os jogos e as brincadeiras contribuíram de forma significativa, para que os alunos aprendessem de forma mais rápida, concreta, divertida colaborar no aprendizado mais prazeroso da leitura e da escrita.

Publicado
2023-11-16
Como Citar
CASTRO, Tatiana Ribeiro de; OLIVEIRA, Alice Ramos de; COSTA, Maria Cleide Meireles de Queiroz. Alfabetização na educação física por meio de jogos e brincadeiras. Revista Saberes & Práticas, [S.l.], n. 4, nov. 2023. ISSN 2596-013X. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/3235>. Acesso em: 27 abr. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/rsp.v0i4.3235.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##