Desmistificando o ensino da matemática por meio da utilização de jogos e brincadeiras

  • Gianne de Sousa Costa
  • Alice Ramos de Oliveira

Resumo

Este estudo provém do Projeto de Aprendizagem, que visou estimular e imergir os alunos a vivenciar experiências por meio de jogos digitais e brincadeiras de forma lúdica, contribuindo para o processo de aprendizagem. Trabalhamos com o método etnográfico, através do qual e das rodas de conversa com os estudantes, foi desenvolvido um projeto, em que os alunos são os protagonistas, utilizando pesquisa-ação para envolver os alunos e tornar o processo mais significativo, tornando-os elementos significativos para a construção do projeto de aprendizagem e de sua aplicação. A conclusão deste projeto possibilitou desmistificar o ensino da Matemática, melhorando o desempenho dos alunos e ressignificando o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos da respectiva disciplina, tornando-se algo mais prazeroso e relevante para eles.

Publicado
2023-11-16
Como Citar
COSTA, Gianne de Sousa; OLIVEIRA, Alice Ramos de. Desmistificando o ensino da matemática por meio da utilização de jogos e brincadeiras. Revista Saberes & Práticas, [S.l.], n. 4, nov. 2023. ISSN 2596-013X. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/3227>. Acesso em: 27 abr. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/rsp.v0i4.3227.

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