A psicomotricidade no ensino-aprendizagem de alunos com espectro autista: relato de experiência

  • Eduardo Honorato da Silva
  • Alice Ramos de Oliveira

Resumo

O presente artigo refere-se a um relato de experiência acerca das atividades realizadas como estudantes de pós-graduação do curso de Gestão de Projetos e Formação Docente da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Este relato foi realizado de forma presencial, na Escola Municipal Padre Mauro Fancello, localizada na cidade de Manaus-AM, no ano de 2022. As atividades incluem o projeto formativo, que foi realizado na escola. Este projeto serviu para determinarmos qual problemática seria trabalhada, “O ensino de alunos com espectro autista com o uso da psicomotricidade”. Depois de escolhido o problema, foram realizadas atividades na sala de mídia e recursos, que envolviam o emprego de instrumentos de ensino como jogos, aparelhos eletrônicos e atividades lúdicas. Por meio dessas atividades, foi possível estabelecermos uma forma de ensino com alunos autistas, mostrando como atividades psicomotoras contribuem para o aprendizado de temas básicos, mas fundamentais, para o desenvolvimento desses estudantes.

Publicado
2023-11-16
Como Citar
SILVA, Eduardo Honorato da; OLIVEIRA, Alice Ramos de. A psicomotricidade no ensino-aprendizagem de alunos com espectro autista: relato de experiência. Revista Saberes & Práticas, [S.l.], n. 4, nov. 2023. ISSN 2596-013X. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/3223>. Acesso em: 27 abr. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/rsp.v0i4.3223.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##