A música como recurso alfabetizador numa escola pública de Manaus/Am
Resumo
O presente artigo integrou o Projeto de Aprendizagem, do Curso Especialização em Gestão de Projetos e Formação Docente, do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Experiências Transdisciplinares em Educação (LEPETE), vinculado a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Secretaria Municipal de Educação (SEMED). O projeto de formação ocorreu com os professores da educação básica, vinculados à uma escola pública municipal e com alunos egressos da UEA, a partir da metodologia de Oficinas de Formação em Serviço com o apoio de estudantes de graduação em licenciatura da Escola Normal Superior - ENS/UEA, por meio do Programa de Assistência à Docência. Como resultado deste processo, foi desenvolvido enquanto método avaliativo, o projeto de aprendizagem, tendo como lócus de práticaspensantes e teoricovivencial a própria escola. Os autores que fundamentaram o relato desta pesquisa, com utilização da música e alfabetização, foram ROSA (1990), STIVAL & SUANNO (2018), SOARES (2001) e dentre outros. Considerando que a principal problemática da turma pesquisada, era a dificuldade em decodificação e significação, o projeto teve como objetivo analisar a inserção da música no processo de efetivação da aquisição de competências e habilidades de leitura e interpretação. Durante as aplicações, se observou que os alunos se sentiram bastante interessados com a atividade, por se tratar de uma prática pedagógica mais dinâmica, ativa e com ênfase na aprendizagem do aluno.