O letramento a partir da localização e movimentação espacial nas áreas do conhecimento

  • Kelly Cristina Cabral das Neves de Morais
  • Alice Ramos de Oliveira

Resumo

Esta pesquisa foi realizada por meio de um projeto de aprendizagem que teve como tema “O letramento a partir da localização e movimentação espacial nas áreas do conhecimento”, objetivando compreender o processo de construção das noções de espaço pelos alunos e o trabalho intencional do professor em relação à alfabetização cartográfica, refletindo sobre os estudos que tratam da construção do raciocínio espacial, a partir das vivências dos alunos e dos conceitos de localização e movimentação dentro dos aspectos de linguagens, matemática e geografia, no que concerne, especificamente, ao letramento póspandemia de alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I, da Escola Municipal Alternativa Padre Mauro Fancello. As propostas didáticas apresentadas nesta pesquisa abordam o ensino nas áreas do conhecimento envolvendo reconhecimento da escrita e leitura, a partir da leitura de textos de literatura infantil e do aplicativo com jogos educacionais. A pesquisa de intervenção aconteceu por meio de rodas de conversas, metodologia etnográfica, utilizandose da pesquisa-ação, por meio de algumas sequências didáticas construídas com o propósito de desenvolver um ensino integrado de letramento interdisciplinar. Os benefícios foram alcançados para a vida toda dos nossos alunos, pois os avanços foram significativos, em sala, nas realizações das atividades pedagógicas, na escrita como um todo, na organização espacial das respostas nos livros didáticos, nas aulas de educação física e na fluência na leitura em que eles mais avançaram.

Publicado
2023-11-16
Como Citar
MORAIS, Kelly Cristina Cabral das Neves de; OLIVEIRA, Alice Ramos de. O letramento a partir da localização e movimentação espacial nas áreas do conhecimento. Revista Saberes & Práticas, [S.l.], n. 4, nov. 2023. ISSN 2596-013X. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/3229>. Acesso em: 27 abr. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/rsp.v0i4.3229.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##