NARRATIVAS DESDE O INTERIOR DO PAÍS: EMBLEMAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DE CIÊNCIAS NOS INSTITUTOS FEDERAIS

Resumo

Da nossa implicação com a Licenciatura em Ciências Biológicas de um Instituto Federal do interior de Goiás propusemos uma pesquisa de cunho (auto)biográfico, com o objetivo de compreender os processos de formação de professoras-egressas desse curso, por meio de narrativas autobiográficas. Neste texto, apresentamos a interpretação das narrativas, a partir de três temas, que funcionam como emblemas da docência no interior do país. Na interpretação realizamos uma prática binocular, para a paisagem interior, a realidade interna das licenciadas e para a paisagem exterior, mencionando as contínuas referências aos acontecimentos sócio-históricos em relação com os quais as histórias de vida se relevaram. Concluímos que os IFs têm o potencial de ampliar a formação de professores em nível superior e de docentes qualificados em áreas de alto déficit como, em Biologia, Química, Física e Matemática.

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Publicado
2024-07-01
Como Citar
FERREIRA, Gustavo Lopes; GASTAL, Maria Luiza de Araújo. NARRATIVAS DESDE O INTERIOR DO PAÍS: EMBLEMAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DE CIÊNCIAS NOS INSTITUTOS FEDERAIS. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 23, n. 37, p. e24018, jul. 2024. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/3751>. Acesso em: 02 jul. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/Arete.1984-7505.v23.n37.3751.

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