TOCAR E SER TOCADO: DESVIOS PERCEPTIVOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Resumo

Como ativar, na Educação Ambiental, a possibilidade de que uma experiência aparentemente distante se torne próxima o suficiente a ponto de viabilizar a experimentação do conhecimento por meio da percepção? Mobilizadas por essa pergunta, apresentamos, neste artigo, alguns desdobramentos de nossa atuação docente em um curso de formação de educadores e gestores ambientais. Utilizando-nos de narrativas autobiográficas como dispositivos de aproximação entre o micro e o macro, discutimos como a memória e a Cultura Oceânica podem ser pensadas e trabalhadas para além de uma perspectiva estritamente humana e ligada a aspectos formais e técnicos, sugerindo interlocuções com as artes no intuito de fazer transbordar algo do sensível capaz de nos tocar por outras vias que não as da informação – essa que resume a experiência da vida e se mostra insuficiente diante do enfrentamento ao qual nos lança a catástrofe ambiental.

Referências

Ama. Dir. Julie Gautier. Coreogr. Ophélie Longuet. Mús. Ezio Bosso. Paris: Spark Seeker/Les Films Engloutis, 2018. VIDEO [Curta Metragem] (7:00 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=bdBuDg7mrT8.

BENJAMIN, Walter. 1982-1940. Experiência e pobreza. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. 8. ed. rev. São Paulo: Brasiliense, 2012a. p. 123-128. (Obras Escolhidas, v. 1.)

BENJAMIN, Walter. 1982-1940. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. 8. ed. rev. São Paulo: Brasiliense, 2012b. p. 213-240. (Obras Escolhidas, v. 1.)

BRITO, Gustavo. Futuros possíveis dos mundos sociais mais que humanos: entrevista com Anna Tsing. Horizonte Antropológico, Porto Alegre, v. 27, n. 60, p. 405-417, maio/ago. 2021.

DELEUZE, Gilles. ¿Que és un dispositivo? In: DELEUZE, Gilles. Michel Foucault, filósofo. Barcelona: Gedisa, 1990. p. 155-161.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka: por uma literatura menor. Rio de Janeiro: Imago, 2014.

EL BOTÓN DE NÁCAR. Dir. Patricio Guzmán. Prod. Renate Sachse, Bruno Bettati e Fernando Lataste. Santiago: Atacama Productions/ Valdivia Film/ Mediapro, 2015. DVD (82 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=eidxE8oYKGo.

FAVRET-SAADA, Jeanne. Ser afetado (FAVRET-SAADA, Jeanne. “Être Affecté”. Gradhiva: Revue d’Hitoire et d’Archives de l’Anthropologie, 8, p. 3-9). Trad. Paula Siqueira e Tânia Stolze Lima. Cadernos de Campo, n. 13, p. 155-161, 2005.

FOUCAULT, Michel. A escrita de si. In: FOUCAULT, Michel. O que é um autor? Lisboa: Passagens, 1992. p. 129-160.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 3: o cuidado de si. Rio de Janeiro: Graal, 2011a.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Trad. Raquel Ramalhete. 39. ed. Petrópolis: Vozes, 2011b.

HARAWAY, Donna. Quando as espécies se encontram. Trad. Juliana Fausto. São Paulo: Ubu Editora, 2022.

KRENAK, Ailton. A vida não é útil. Pesquisa e organização Rita Carelli. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 22 nov. 2021.

MARGULIS, Lynn. Planeta simbiótico: um novo olhar para a evolução. Trad. Laura Neves. 2. ed. Rio de Janeiro: Dantes Editora, 2022.

NIETZSCHE, Friedrich. Escritos sobre retórica. Trad. Luis Enrique de Santiago Guervós. Madrid: Trotta, 2000.

PESSANHA, Juliano Garcia. Equação natal: presença roubada. In: PESSANHA, Juliano Garcia. Testemunho transiente. São Paulo: SESI-SP Editora, 2018.

PRIMAVESI, Ana. Manual do solo vivo: solo sadio, planta sadia, ser humano sadio. Rio de Janeiro: Expressão Popular, 2020.

SOURIAU, Étienne. Diferentes modos de existência. Trad. Walter Romero Menon Júnior. São Paulo: N-1 Edições, 2020.

UNESCO – ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E CULTURA. Cultura oceânica para todos: kit pedagógico. Paris: Unesco, 2020.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Os pronomes cosmológicos e o perspectivismo ameríndio. Maná, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, p. 115-144, 1996.
Publicado
2024-07-01
Como Citar
GONÇALVES, Michele Fernandes; PREVE, Ana Maria Hoepers. TOCAR E SER TOCADO: DESVIOS PERCEPTIVOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 23, n. 37, p. e24014, jul. 2024. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/3712>. Acesso em: 02 jul. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/Arete.1984-7505.v23.n37.3712.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##