MUSA: O MUSEU DE CIÊNCIAS VIVO DA AMAZÔNIA

  • Marley Guerreiro de Almeida Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Manaus, Amazonas, Brasil
  • Vivian Battaini Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Manaus, Amazonas, Brasil http://orcid.org/0000-0003-2231-0010

Resumo

Este artigo tem como objetivo caracterizar o Museu da Amazônia (Musa), Manaus – AM, como um Museu de Ciências e um Museu Vivo, destacando o seu papel como promotor da conservação da biodiversidade amazônica. A metodologia utilizada é qualitativa fenomenológica por meio da realização de análise documental e entrevista narrativa. Os dados foram analisados com base na Análise Textual Discursiva (ATD). Enquanto Museu de Ciências, o Musa explora as Ciências Naturais, em especial a biodiversidade amazônica em diferentes aspectos, inclusive culturais. Como Museu Vivo promove uma imersão na floresta amazônica, realiza parcerias com povos tradicionais contribuindo com a manutenção da cultura viva, e desenvolve pesquisas e parcerias com pesquisadores que colabora para que a produção do conhecimento se mantenha vivo na instituição. O Museu da Amazônia é uma importante instituição em Manaus – AM para a divulgação científica e conservação da biodiversidade amazônica e pode inspirar outros espaços de educação e divulgação científica no Brasil e no mundo.

Referências

BICUDO, M.A.V. "Meta-análise: seu significado para a pesquisa qualitativa." Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 9, p. 7-20, 2014.

CANDOTTI, Ennio. "Marcas na Amazônia: coleções, exposições e museus." Museu Goeldi, p. 294, 2019.

CANDOTTI, Ennio. Viver juntos no Musa. Cadernos de Astronomia, v. 2, n. 1, p. 115-115, 2021.

DE ASSUMPÇÃO CORDEIRO, Tatiane Oliveira. As dimensões da construção social do patrimônio no Museu Vivo do São Bento. Revista Cadernos do Ceom, v. 32, n. 51, p. 59-69, 2019.

DE L’ESTOILE, Benoît. A vida selvagem em vitrine: reflexões sobre os animais em museu. Proa: Revista de Antropologia e Arte, v. 3, 2011.

GASPAR, A. "Museus e centros de ciências: conceituação e proposta de um referencial teórico." 1993.

GOMES, Isabel; CAZELLI, Sibele. "Formação de mediadores em museus de ciência: saberes e práticas." Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 18, p. 23-46, 2016.

GOMES, Marta Taets. "Patrimônios de Duque de Caxias: história e memória no Museu Vivo do São Bento." 2016. 99 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2016.

KAWASAKI, Clarice Sumi; OLIVEIRA, LB de. "Biodiversidade e educação: as concepções de biodiversidade dos formadores de professores de biologia." Atas do IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Baurú, SP, 2003.

MARANDINO, Martha et al. "A percepção de biodiversidade em visitantes de museus: um estudo no Brasil e na Dinamarca antes da visita". Tempo Brasileiro, v. 188, n. 188, p. 97-112, 2012.

MARANDINO, Martha. "Museus de Ciências, Coleções e Educação: relações necessárias". Museologia e Patrimônio, v. 2, n. 2, p. 1-12, 2009.

MARANDINO, Martha. Educação em museus: a mediação em foco. São Paulo: Geenf, 2008.

MARANDINO, Martha. O conhecimento biológico nas exposições de museus de ciências: análise do processo de construção do discurso expositivo. São Paulo, SP: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2001.

MARÍN, Y. A. O. et al. "O ensino da biodiversidade: tendências e desafios nas experiências pedagógicas." Góndola, enseñanza y aprendizaje de las ciencias, v. 12, n. 2, p. 173-173, 2017.

MERLAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Tradução de Carlos Alberto Ribeiro de Moura. 2ª ed. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1999.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. "Análise textual: discursiva." 3. ed. Revisada e Ampliada. Ijuí: Editora Unijuí, 2016.

MUSA - Museu da Amazônia. Página inicial. Disponível em: https://www.musa.org.br/. Acesso em: 21 abr. 2024.

MUYLAERT, Camila Junqueira et al. "Entrevistas narrativas: um recurso importante em pesquisa qualitativa." Revista da Escola de Enfermagem da USP., v. 48, p. 184-189, 2014.

OLIVEIRA, R. S.; SANTOS, M. A. (2019). "Museus e Patrimônio Cultural: O Papel dos 'Museus Vivos' na Promoção da Diversidade Cultural." Cadernos de Patrimônio Cultural, 15(3), 45-59.

REIS, G. A. "Os museus de território enquanto estratégia de mobilização do patrimônio ambiental e cultural." Revista CPC, v. 16, n. 31, p. 69-94, 2021.

SILVA, A. B. "Museus Vivos: Integração Dinâmica na Preservação Cultural." Revista Brasileira de Museologia, v. 24, n. 2, p. 78-89, 2017.

STUDART, Denise. Um panorama dos museus que trabalham com a questão ambiental no Brasil. In. Museus, biodiversidade e sustentabilidade ambiental. Rio de Janeiro: Espirógrafo editorial; Associação Brasileira de Museologia, pp. 108-120, 2014
Publicado
2023-07-30
Como Citar
ALMEIDA, Marley Guerreiro de; BATTAINI, Vivian. MUSA: O MUSEU DE CIÊNCIAS VIVO DA AMAZÔNIA. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 20, n. 34, p. e23017, jul. 2023. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/3676>. Acesso em: 03 jul. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/Arete.1984-7505.v20.n34.3676.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##