Archives
-
Percalços e Andanças na Educação Inclusiva.
No. 8 (2025)Percalços e Andanças na Educação Inclusiva é uma edição de fluxo contínuo e representa a 8a publicação da Revista Saberes e Práticas.
-
CONVERSAS COM AS ESCOLAS E AS PERSPECTIVAS DA PESQUISAFORMAÇÃO COM OS COTIDIANOS ESCOLARES: OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA
No. 7 (2025)A Revista Saberes e Práticas em sua 7a Edição apresenta o dossiê Conversa com as escolas e as perspectivas da pesquisaformação com os cotidianos escolares: os desafios da Educação Especial Inclusiva. A partir dessa coletânea de artigos a Revista Saberes e Práticas reafirma seu compromisso político de valorização da pesquisa, ensino e extensão, cuja abrangência se dá por meio de redes de colaboração mútua entre a universidade e a escola.
-
Revista Saberes e Práticas 5ª Edição
No. 5 (2024)Revista Saberes e Práticas 5ª Edição.
COTIDIANOS PULSANTES: RECORTES DO VIVIDO, PENSADO E SENTIDO NOS ESPAÇOSTEMPOS ESCOLARES.
Organizadores:
Johmara Assis dos Santos
Raquel Maia Mattos
Vinícius Alves da Rosa
Revisora Técnica:
Leila Maria Cordeiro de Almeida
-
Recortes Etnopoéticos da Formação de Professores(as): Entre corpos, vidas e poesias
No. 6 (2024)Revista Saberes & Práticas 6ª Edição
Organização:
Eglê Betânia Portela Wanzeler
Ailton Siqueira de Sousa Fonseca
-
Revista Saberes e Práticas 3ª Edição
No. 03 (2023)Com a temática Artesanias Pedagógicas Decoloniais: tempos habitados, saberes praticados e histórias vividas, este dossiê se propõe a apresentar o processo de criações curriculares das(dos) acadêmicas(os) do Curso de Pedagogia e demais Licenciaturas da Universidade do Estado do Amazonas\UEA, a partir de suas experiências nas escolas da Educação Infantil e Educação Básica de Manaus (Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais, nas modalidades de Educação de Jovens e Adultos, Educação Escolar Indígena, Educação de Tempo Integral e Educação do Campo e das Águas), que fazem parte do Programa Assistência à Docência/PAD. Estes artigos são frutos de um processo de experiências extensionistas associadas à pesquisa e ao ensino deste Laboratório. Trata-se de um percurso formativo e de intervenção pedagógica realizado em nove escolas da Secretaria Municipal de Educação de Manaus, Amazonas.
-
Dossiê Diálogos com Paulo Freire e Edgar Morin: caminhantes da esperança
No. 2 (2023)Revista Saberes & Práticas, dossiê temático Diálogos com Paulo Freire e Edgar Morin: caminhantes da esperança
Organizadores:
Eglê Wanzeler - UEA
Harald Sá Peixoto Pinheiro - UFAM
Marcos André Ferreira Estácio -UEA
O ano de 2021 teve um significado muito forte para as Ciências Humanas e para a sociedade de modo geral. Foi o ano do centenário de nascimento de dois grandes pensadores: Paulo Freire e Edgar Morin. Cidadãos do mundo, ambos representam um modelo de pensamento transgressor, dissidente e incrivelmente conciliador, uma vez que possuem as marcas da dialogia, do contexto e da convergência entre os saberes, pensamentos, ideias, identidades, natureza e cultura, o local e o global. Marcas que potencializam e fertilizam nossa compreensão da realidade, do mundo e da vida, mas que, seguramente, nos encaminham para um viver mais solidário, ético, humanamente sustentável e emancipatório.
Em tempos de regresso cognitivo, de grandes tensões sociais, distopias e de conflitos de narrativas, que nos impõem uma retomada quanto aos princípios fundamentais da democracia, da liberdade e da fraternidade entre os povos, ameaçados pelo avanço de forças conservadoras, de natureza nazifascistas, que marcam o retorno da fome, da miséria e da desigualdade social no país, é urgente uma tomada de posição por parte dos(as) intelectuais, cientistas e pesquisadores(as) quanto à reafirmação desses princípios e dos valores da cidadania e dos direitos humanos.
Diálogos com Paulo Freire e Edgar Morin: caminhantes da esperança, proposta de dossiê temático da Revista Saberes & Práticas, não é apenas uma forma de celebrar a existência desses grandes pensadores. É também um ato de resistência contra um contexto político, cultural, social e econômico que sobrevivemos, pois ameaçou nossas vidas de forma perversa e cruel nos últimos 4 anos. Acreditamos que nossa luta encontra forças no pensamento de Paulo Freire e Edgar Morin. O primeiro, porque nos ensinou o verbo esperançar, o que só é possível na vivência do amor ao outro, como legítimo outro; e o segundo, porque nos aponta um horizonte possível de uma vida mais amorosamente sustentável.
Com efeito, trata-se, nesse dossiê, de publicar artigos científicos, relatos de experiências, resenhas, poesias e poemas que dialogam com o pensamento de Paulo Freire e Edgar Morin, como fontes de inspirações cognitivas, afetivas e políticas de reencantamento do mundo, da vida e de nós mesmos.
-
Revista Saberes e Práticas 1ª Edição
No. 1 (2018)