Pedagogia de Projetos: inovação metodológica aplicada às Oficinas de Formação em Serviço – OFS

  • Alberto Noronha Ramos UFAM

Resumo

Neste artigo apresentaremos uma reflexão singular dessa metodologia de ensino, revisando os seus antecedentes, conceitos e características, assim como os elementos necessários para sua concepção e avaliação, incluindo aspectos da organização do projeto e os diferentes papeis desempenhados pelos professores e alunos neste processo de ensinoaprendizagem. Destaque-se que este artigo surgiu a partir de um estudo bibliográfico para a preparação das formações dos professores sobre o tema Pedagogia de Projetos e sua aplicação nas escolas, onde o Projeto OFS esteve em ação.


In this article we will introduce a singular reflection of this teaching methodology, reviewing their background, concepts and characteristics, as well as the elements needed for their design and evaluation, including aspects of the project organization and the different roles played by teachers and students in the teaching-learning process. It should be pointed out that this article arose from a bibliographical study for the preparation of training of teachers on the theme Pedagogy of Projects and their implementation in schools, where the OFS Project was in action.

Publicado
2019-01-07
Como Citar
RAMOS, Alberto Noronha. Pedagogia de Projetos: inovação metodológica aplicada às Oficinas de Formação em Serviço – OFS. Revista Saberes & Práticas, [S.l.], n. 1, p. 10-22, jan. 2019. ISSN 2596-013X. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/1302>. Acesso em: 23 jan. 2019.
Edição
Seção
Artigos