Aspectos da mobilidade urbana entorno do complexo turístico de Tabatinga-AM: Uma breve comparação das condições presentes na área de estudo com as normas e recomendações quanto a mobilidade urbana.

Autores

  • João Paulo Rabelo Pessoa Universidade do Estado do Amazonas
  • Wendell Teles de Lima Universidade do Estado do Amazonas
  • Ana Maria Libório de Oliveira Instituto Federal de Brasília
  • Sebastião Perez de Souza Universidade do Estado do Amazonas

Palavras-chave:

Mobilidade Urbana, Acessibilidade, Complexo Turístico, Infraestrutura, Tabatinga-AM

Resumo

A mobilidade urbana é um tema de tal importância que vem conquistando espaços nos debates sobre as cidades brasileiras, ao tratar-se de um dos atributos fundamentais para o crescimento e desenvolvimento da cidade, além de garantir a qualidade de vida dos cidadãos. A mobilidade urbana ainda é vista de forma simplificada pela maioria dos municípios ribeirinhos em desenvolvimento do Alto Solimões associada exclusivamente a circulação de veículos. O presente artigo tem como objetivo comparar as condições presentes na área de estudo com as normas e recomendações quanto a mobilidade urbana, localizada no entorno do complexo turístico de Tabatinga-AM, na tríplice fronteira: Brasil, Peru e Colômbia. Este trabalho norteou-se ao método qualitativo e, na busca de responder os objetivos foram utilizados os procedimentos metodológicos de caráter explicativo e descritivo, associado a pesquisas bibliográficas a luz da literatura existente de autores que abordam a temática. Na obtenção dos resultados finais, a pesquisa in loco foi realizada em horários de maior movimentação entre 07 às 17h 30min, onde a circulação de pedestres, veículos, feirantes ribeirinhos, vendedores ambulantes e carregadores é bastante intenso. Durante a pesquisa encontram-se diversas razões que nos levam a entender esse fenômeno, dentre elas deve-se ao fato de que a cidade não possui acesso rodoviária então esta área passou a funcionar como um dos principais pontos de entrada e saída de pessoas e mercadorias da cidade, além da falta de infraestrutura adequada, organização e fiscalização prejudica o tráfego e dificulta o dia-a-dia das pessoas que ali transitam.

Downloads

Publicado

2020-03-16

Como Citar

Pessoa, J. P. R., Lima, W. T. de, Oliveira, A. M. L. de, & Souza, S. P. de. (2020). Aspectos da mobilidade urbana entorno do complexo turístico de Tabatinga-AM: Uma breve comparação das condições presentes na área de estudo com as normas e recomendações quanto a mobilidade urbana. Revista Geopolítica Transfronteiriça, 4(1), 14–42. Recuperado de http://periodicos.uea.edu.br/index.php/revistageotransfronteirica/article/view/1703

Edição

Seção

Artigos