Aspectos da mobilidade urbana entorno do complexo turístico de Tabatinga-AM: Uma breve comparação das condições presentes na área de estudo com as normas e recomendações quanto a mobilidade urbana.

  • João Paulo Rabelo Pessoa Universidade do Estado do Amazonas
  • Wendell Teles de Lima Universidade do Estado do Amazonas
  • Ana Maria Libório de Oliveira Instituto Federal de Brasília
  • Sebastião Perez de Souza Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

A mobilidade urbana é um tema de tal importância que vem conquistando espaços nos debates sobre as cidades brasileiras, ao tratar-se de um dos atributos fundamentais para o crescimento e desenvolvimento da cidade, além de garantir a qualidade de vida dos cidadãos. A mobilidade urbana ainda é vista de forma simplificada pela maioria dos municípios ribeirinhos em desenvolvimento do Alto Solimões associada exclusivamente a circulação de veículos. O presente artigo tem como objetivo comparar as condições presentes na área de estudo com as normas e recomendações quanto a mobilidade urbana, localizada no entorno do complexo turístico de Tabatinga-AM, na tríplice fronteira: Brasil, Peru e Colômbia. Este trabalho norteou-se ao método qualitativo e, na busca de responder os objetivos foram utilizados os procedimentos metodológicos de caráter explicativo e descritivo, associado a pesquisas bibliográficas a luz da literatura existente de autores que abordam a temática. Na obtenção dos resultados finais, a pesquisa in loco foi realizada em horários de maior movimentação entre 07 às 17h 30min, onde a circulação de pedestres, veículos, feirantes ribeirinhos, vendedores ambulantes e carregadores é bastante intenso. Durante a pesquisa encontram-se diversas razões que nos levam a entender esse fenômeno, dentre elas deve-se ao fato de que a cidade não possui acesso rodoviária então esta área passou a funcionar como um dos principais pontos de entrada e saída de pessoas e mercadorias da cidade, além da falta de infraestrutura adequada, organização e fiscalização prejudica o tráfego e dificulta o dia-a-dia das pessoas que ali transitam.

Publicado
2020-03-16
Como Citar
PESSOA, João Paulo Rabelo et al. Aspectos da mobilidade urbana entorno do complexo turístico de Tabatinga-AM: Uma breve comparação das condições presentes na área de estudo com as normas e recomendações quanto a mobilidade urbana.. Revista Geopolítica Transfronteiriça, [S.l.], v. 4, n. 1, p. 14-42, mar. 2020. ISSN 2527-2349. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/revistageotransfronteirica/article/view/1703>. Acesso em: 26 abr. 2024.
Seção
Artigos