Uma percepção do ensino de geografia política e geopolítica
Resumo
Passado a época do ostracismo em que a geografia política ficou esquecida pela sua proximidade ou lembrança com a geopolítica e estigmatizada em função dos interesses imperialistas alemães que ficou diretamente ligada ao nazismo. Esses contextos trouxeram consequências graves a análise política do espaço, o ensino foi prejudicado em função da hegemonização da escola francesa resultando uma despolitização dos fatos, uma naturalização e compartimentação dos conteúdos. Apesar do processo do retorno ou fortalecimento dos conteúdos a partir dos anos 1970, e que ocorreu duma alavancada do qual denominou-se de uma geografia crítica, repercutindo nos conteúdos de geografia nos livros didáticos em sala de aula como atualidades, relações internacionais, geografia política e geopolítica, o que se evidencia é a falta de compreensão desses dos conhecimentos ou ebulição dos conteúdos diante do processo naturalização ou banalização dos conteúdos através das análises mais populista . A percepção dos alunos direciona-se que o ensino de geografia política e geopolítica restringe-se aos livros didáticos, como um conjunto de informações que serve apenas para serem utilizados em provas de conhecimento geral, como um grande jornais afim de propagar manchetes dos fatos. A necessidade de compreender essa percepção dos alunos é indicativa para se atentar, ou seja, dentro de uma crítica mais embasada, às dificuldades em sala de aula e a reflexão de como a geografia política e geopolítica são compreendidas e produzida em sala de aula. Dentro dessa concepção no desenvolvimento do trabalho tivemos como metodologia empregada opção pela pesquisa bibliográfica demonstrando nuanças desses dois ramos do saber e sua formação no ensino e as formas de como ocorre o ensino através de um trabalho de campo no colégio Escola Estadual Conceição Xavier de Alencar Ensino Médio na cidade de Tabatinga – Amazonas, foram utilizadas entrevistas como os alunos pelo turno vespertino, na coleta dos dados foi ocorrida pelo emprego do questionário estruturado e direcionado, sendo a seguinte população amostra.