Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- URLs para as referências foram informadas quando possível.
- O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
Artigos
Política padrão de seçãoArtigo - Clássico Geopolítico
Seção destinada para textos transcritos e que foram publicados no século XX, porém não estão mais em circulação.
Políticas e Gestão em Segurança Pública: Perspectivas Humanas e Geopolíticas
Dossiê de Submissão de Artigos – Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos (PPGSP)
O dossiê de submissão de artigos tem como objetivo reunir, sistematizar e divulgar produções acadêmicas e científicas que contribuam para o aprofundamento dos debates e das práticas relacionadas à segurança pública. A proposta busca reunir pesquisas em desenvolvimento ou concluídas que valorizem abordagens que evidenciem as dimensões sociais, políticas, culturais e institucionais do tema.
O dossiê está organizado em duas grandes linhas temáticas, que orientam a submissão dos trabalhos:
-
Sociedade, Estado, Cultura e Segurança Pública
Esta linha concentra-se em pesquisas que problematizam as relações entre sociedade, Estado e cultura, considerando a segurança pública como um fenômeno complexo e multifacetado. São bem-vindos artigos que discutam temas como cidadania, direitos humanos, violência, controle social, territorialidades, identidades, práticas culturais e participação social nos processos de construção e consolidação de políticas públicas de segurança. -
Políticas e Gestão em Segurança Pública
Esta linha temática contempla estudos voltados para a análise, formulação, implementação e avaliação de políticas e práticas de gestão em segurança pública. Acolhe trabalhos que abordem temas como governança, instituições de segurança, justiça criminal, planejamento estratégico, inovações tecnológicas, inteligência, monitoramento e avaliação de políticas públicas, além de experiências e estudos comparativos.
As submissões devem apresentar contribuições originais, com fundamentação teórica consistente, diálogo com a produção científica nacional e internacional, além de relevância social e acadêmica para o campo da segurança pública e dos direitos humanos. O dossiê também busca estimular a participação de pesquisadores, profissionais, estudantes e representantes da sociedade civil comprometidos com a construção de uma segurança pública democrática e cidadã.

