O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

NORMAS DE PUBLICAÇÃO

Geopolítica Transfronteiriça é a revista científica do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga da Universidade do Estado do Amazonas (CSTB/UEA), tendo como objetivo divulgar trabalhos de pesquisas originais e inéditos sobre assuntos de interesse Geopolíticos, Geografia Política, Relações Internacionais e Assuntos relacionados a temática fronteiriça tendo em vista as relações estabelecidas entre espaço e poder, Os pesquisadores interessados em publicar na Revista Geopolítica Transfronteiriça devem preparar os originais dos seus trabalhos conforme as orientações que se seguem, exigências obrigatórias para o recebimento dos textos. Estes serão encaminhados para avaliação, conforme o previsto pelo regimento do periódico.

1. Os textos enviados para esta revista deverão ser inéditos e redigidos em língua portuguesa.

2. Os artigos terão o mínimo de 15 e o máximo de vinte páginas, em formato A4 (210 x 297 mm), impresso em uma só face, sem rasuras e/ou emendas.

3. Os originais deverão ser enviados por e-mail; sendo uma cópia sem identificação dos autores e outra completa (digitados em Word for Windows), com a seguinte formatação:

a) Título: centralizado, negritado e em caixa alta;

b) Nome completo do(s) autor(es): na segunda linha, a direita, com nota de rodapé contendo: titulação, nome da instituição de filiação e endereço eletrônico. No máximo 3 autores;

c) Subtítulos de seções: sem recuo, sem numeração, negritados e apenas com a primeira letra em maiúscula;

d) Texto digitado em fonte Times New Roman, tamanho 12;

e) Espaço entre linhas de 1,5 e espaço duplo entre as seções do texto, assim como entre o texto e as citações longas, as ilustrações, as tabelas etc.;

f) Margens superior de 3 cm e inferior de 2 cm, e margens esquerda de 3 cm e direita de 2 cm;

g) Recuo de 1 cm no início do parágrafo e recuo de 4 cm nas citações longas;

h) Uso de itálico para termos estrangeiros;

i) Uso de itálico para títulos de livros e periódicos.

4. As informações retiradas de outros autores devem ser apresentadas, no decorrer do texto, da seguinte forma:

a) quando se fizer referência ao autor no corpo do texto, seu nome deve vir grafado somente com as iniciais em maiúsculas, seguido de data e página entre parênteses. Ex: De acordo com Severino (1996, p. 94);

b) quando o autor for citado sem que tenha seu nome mencionado no corpo do texto, deve ser grafado apenas seu sobrenome, entre parênteses, com todas as letras em maiúsculas, seguido de data e página (SEVERINO, 1996, p. 94). Essa regra deve ser utilizada tanto para citações curtas como para citações longas.

5. As citações textuais curtas, com 3 linhas ou menos, devem ser apresentadas, no corpo do texto, entre aspas e sem itálico.

6. As citações textuais longas, com mais de 3 linhas, devem ser apresentadas em tamanho 11 e espaço simples entre linhas. Elas devem constituir um parágrafo próprio, separado do texto por espaço duplo, sem a necessidade da utilização das aspas.

7. As notas explicativas deverão ser apresentadas em rodapé, com fonte tamanho 10 e numeradas em algarismos arábicos.

8. Os artigos deverão ser precedidos por um resumo bilíngue, em português e inglês , com 200 palavras no máximo em um só parágrafo, sem recuo. Deve ser adotada a fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples. O resumo é seguido de palavras-chave do texto (no mínimo 3 e no máximo 5 palavras-chave). As palavras-chave devem ser apresentadas, também, na versão em inglês.

9. As referências bibliográficas deverão ser apresentadas no fim do texto, devendo conter somente as obras citadas, em ordem alfabética, sem numeração, segundo as normas da ABNT. Algumas orientações básicas podem ser apresentadas:

a) Para livros:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título da obra. Local de publicação: Editora, Ano de publicação.

b) Para capítulo de livros:

SOBRENOME DO AUTOR DO CAPÍTULO, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME DO ORGANIZADOR, Nome. (Org.). Título da obra. Local de publicação: Editora, Ano de publicação. Página inicial-final do capítulo.

c) Para artigos publicados em periódicos:

SOBRENOME DO AUTOR DO ARTIGO, Nome. Título do artigo. Título do periódico, Local de publicação, volume do periódico, número do fascículo, página inicial-final do artigo, mês e ano.

10. As ilustrações (figuras, tabelas, desenhos, gráficos, mapas, fotografias etc.) devem vir prontos para serem impressas, dentro do padrão geral do texto e no espaço destinado a ele(s) pelo(s) autor(es) (no formatos PCX, BMP ou TIF). As fotografias devem ter suporte brilhante, nas cores preto e branco ou colorida. As dimensões máximas, incluindo legenda e título, são de 15 cm, no sentido horizontal da folha e de 23 cm, no seu sentido vertical. Deve-se, também, indicar a fonte da ilustração, conforme as normas da ABNT.

11. Os autores devem se responsabilizar pela correção ortográfica e gramatical (Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa), bem como pela digitação do texto, que será publicado exatamente conforme enviado. Recomenda-se aos autores que submetam seus textos à correção de um especialista, sob pena de serem rejeitados.

12. Todos os originais serão submetidos à apreciação do Conselho Editorial que poderá aceitar, recusar ou, ainda, reapresentá-los ao(s) autor(es) com sugestões de alterações na estrutura ou no conteúdo do texto. Os originais não aprovados poderão ser devolvidos ao(s) autor(es), a pedido.

13. Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância da UEA e da Coordenação Editorial.

14. Será indicada a data da aprovação do trabalho pelo Conselho Editorial a fim de preservar a relevância das informações contidas no mesmo.