O NÍVEL DE ESCOLARIDADE DOS INTEGRANTES DAS AGÊNCIAS POLICIAIS E UM PARALELO COM A POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO AMAZONAS

  • Daniel Maciel de Abreu PM/AM
  • André Luiz Nunes Zogahib

Resumo

O nível de escolaridade dos agentes de segurança pública é tema recorrente no atual estado democrático de direito, onde se espera menos uso de força e mais uso de técnica. Dessa forma, este artigo discute as correntes teóricas que atestam os benefícios do nível superior para os agentes de segurança pública. O objetivo deste trabalho de pesquisa foi identificar o nível de escolaridade como fator de melhora no perfil dos integrantes das agências policiais e como tal aspecto influencia positivamente no trabalho desses profissionais, além de conhecer o panorama brasileiro das polícias militares acerca do fator escolaridade e, de forma mais específica, discutir a realidade no estado do Amazonas. A pesquisa possui caráter quantitativo-descritivo e utilizou-se exclusivamente do levantamento bibliográfico.  Fora possível identificar um movimento de melhora do nível de escolaridade dos policiais militares que se concentra exclusivamente na carreira de oficiais; a nível regional, fora identificado multiportas de acesso no estado do Amazonas, não prevalecendo o nível superior como requisito único. Concluiu-se que – a despeito das inúmeras vantagens que outorga ao profissional – o nível superior no Brasil ainda não é uníssono como um requisito à carreira das agências policiais.

Publicado
2018-12-28
Como Citar
ABREU, Daniel Maciel de; ZOGAHIB, André Luiz Nunes. O NÍVEL DE ESCOLARIDADE DOS INTEGRANTES DAS AGÊNCIAS POLICIAIS E UM PARALELO COM A POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO AMAZONAS. Nova Hileia | Revista Eletrônica de Direito Ambiental da Amazônia. ISSN: 2525 – 4537, [S.l.], v. 3, n. 1, dez. 2018. ISSN 2525-4537. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/novahileia/article/view/1288>. Acesso em: 22 out. 2019.
Seção
Artigos