Referencial Curricular de Matemática no Ciclo Básico de Alfabetização Cidadã (CBAC)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59666/Arete.1984-7505.v18.n32.3888

Palavras-chave:

Currículo, Ensino de Matemática, Ciclo de alfabetização

Resumo

Este artigo é parte da dissertação de mestrado e objetiva analisar a Proposta Curricular para o ensino de Matemática no Ciclo Básico de Alfabetização Cidadã (CBAC), projeto implantado, em 2004, nos três primeiros anos de escolarização da rede municipal de Várzea Grande/MT. A Proposta Pedagógica fundamenta-se na relação dialógica com as diversidades socioculturais e étnicas dos educandos e sua organização curricular em uma concepção de educação “para e pela cidadania” que busca definir os tempos e espaços escolares, propiciando maior exercício da autonomia na definição de metodologias e recursos a serem utilizados na organização do trabalho e do ambiente escolar. Com abordagem qualitativa, o estudo analisou os documentos oficiais, “Projeto de Reorganização do Ensino Fundamental e implantação do Ciclo Básico de Alfabetização Cidadã” e o “Referencial Curricular do Ensino Fundamental para a Rede Pública de Ensino Várzea-grandense”. Os dados indicam que o currículo trabalhado com ênfase na Alfabetização Matemática tem possibilidades de provocar situações positivas, instigando professores no uso de metodologias diversas, com indícios de acompanhamentos e monitoramentos das atividades desenvolvidas em sala de aula.

Biografia do Autor

Gláucia Cristiane Cardoso Santos, Secretaria do Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT)

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Rondonópolis/MT (2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB- (2014). Mestre em Ensino pela Universidade de Cuiabá/UNIC, em associação ampla com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso/IFMT (2022), Área de concentração em Ensino, Currículos e Saberes Docentes na linha de Pesquisa: Ensino de Matemática, Ciências Naturais e suas tecnologias. Atualmente é professora - Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso.

Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida, Universidade de Cuiabá (UNIC)

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Cuiabá (1994). Pós Doutora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da UNOPAR. Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação da PUCPR, na linha de pesquisa: História e Políticas da Educação, concluído no ano de 2010 e Mestre em Educação pela UFMT, na linha de pesquisa em Educação em Ciências (2006). Vinculada ao Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (GHEMAT), desde 2007. Especialista em Didática e Avaliação Educacional / UFMT (2000). Professora aposentada da Educação Básica em 2019, com vasta experiência na docência nos Anos Iniciais e na área de Gestão Escolar como Coordenadora Pedagógica. Atualmente é docente permanente do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu - Mestrado em Ensino da Universidade de Cuiabá e do Programa de Pós-Graduação Doutorado em Educação em Ciência e Matemática - PPGECEM da Rede Amazônica de Educação em Ciências REAMEC/UFMT, na Linha de pesquisa Formação de Professores e vice coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UNIC. 

Referências

BARRETO, E.; SOUSA, S. Reflexões sobre as políticas de ciclo no Brasil. In: Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v.35, n. 126, p. 659-688, set./dez. 2005.

CBAC/VARZEA GRANDE. Projeto de Reorganização do Ensino Fundamental e Implantação do Ciclo Básico de Alfabetização Cidadã, Várzea Grande -MT, 2004.

CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria e Educação, Porto Alegre, n. 2, p.177-229, 1990.

D’AMBROSIO, U. Etnomatemática. São Paulo: Ática, 1990.

JULIA, D. A Cultura Escolar como Objeto Histórico. Revista Brasileira de História da Educação, v. 1, p. 9-43. 2001.

SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Trabalho apresentado no GT Alfabetização, Leitura e Escrita, durante a 26ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação -ANPEd, realizada em Poços de Caldas, MG, de 5 a 8 de outubro de 2003.

VALENTE, W. R. A pesquisa sobre História do saber profissional do professor que ensina Matemática: Interrogações Metodológicas. Paradigma (Edición Cuádragésimo Aniversário: 1980-2020), vol. XLI, Junio de 2020/900-911.

VALENTE, W.R.; ALMEIDA, A. F. SILVA, M. C. Saberes em (Trans)formação e o papel dos experts: currículos, ensino de matemática e formação de professores, 1920-2020. Rev. Acta Scientiae. (Canoas), 22(5), 65-83, Set/Out. 2020.

VÁRZEA GRANDE, Secretaria Municipal de Educação Cultura Esporte e Lazer/SMECEL. Referencial Curricular para o Ensino Fundamental de Várzea Grande. Dezembro de 2016.

Downloads

Publicado

2024-09-13

Edição

Seção

Artigos