ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA PARA UTILIZAR A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Irlane de Oliveira
  • Rosilene Ferreira
  • Elizabeth Santos

Resumo

A era da informação na qual vivemos exige reflexão sobre os conteúdos
ensinados e sobre as estratégias empregadas na sala de aula. O estímulo e o
desenvolvimento da Educação Científica se fazem necessários por possibilitarem ao
aluno melhor acompanhamento da evolução da Ciência, das transformações que
ocorrem na natureza e da história do Homem. O ensino de Ciências deve despertar o
raciocínio científico e não ser apenas informativo. Dessa forma a proposta apresentada
por meio deste artigo pretende propor atividades experimentais que poderão ser
desenvolvidas em sala de aula, no quarto ciclo do Ensino Fundamental. Tal proposta
objetiva um envolvimento mais efetivo do aluno na construção de atividades
experimentais, bem como, poderá permitir uma relação mais dinâmica do professor e
do aluno em sala de aula na construção do conhecimento em Ciências.

Publicado
2017-05-15
Como Citar
DE OLIVEIRA, Irlane; FERREIRA, Rosilene; SANTOS, Elizabeth. ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA PARA UTILIZAR A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 3, n. 5, p. 110-123, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/377>. Acesso em: 24 abr. 2024.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##