A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL / The importance of environmental education in childhood education

  • Ádria da Silva
  • Maria Inês Higuchi

Resumo

Este estudo é resultado da pesquisa de dissertação de mestrado realizada com 104 professores lotados em 12 escolas de educação infantil da rede municipal de ensino de Manaus-AM. Um dos objetivos foi analisar a compreensão que os educadores possuem acerca da importância da educação ambiental e dos temas prioritários que devem ser desenvolvidos desde a infância. Foram aplicados questionários com perguntas fechadas e abertas aos professores. Para a análise e interpretação dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo para as questões abertas, enquanto as questões fechadas receberam tratamento estatístico descritivo. Por meio da análise dos dados observou-se que os educadores possuem duas categorias distintas de compreensão acerca da EA: os que compreendem como processo de conscientização dos indivíduos e os que possuem entendimento mais abrangente, pois afirmam ser a área do conhecimento capaz de construir valores sociais. Os educadores também elencaram temáticas ambientais prioritárias para levá-las à discussão no espaço educativo, bem como estimular as práticas socioambientais. Estes temas são convidativos à reflexão da mudança comportamental que os indivíduos devem ter acerca dos problemas ambientais vivenciados no dia-a-dia.

Publicado
2017-05-09
Como Citar
DA SILVA, Ádria; HIGUCHI, Maria Inês. A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL / The importance of environmental education in childhood education. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 10, n. 21, p. 135-142, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/275>. Acesso em: 18 abr. 2024.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##