A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS AGENTES PÚBLICOS E A FUNCIONALIDADE DA APA ENCONTRO DAS ÁGUAS EM IRANDUBA, AMAZONAS / The environmental perception of the public agents and the functionality of the APA Encontro das Aguas in Iranduba, Amazonas

  • David Guimarães
  • Marcileia Lopes
  • Aline Patrício
  • Mônica Vasconcelos

Resumo

A criação de unidades de conservação é uma importante estratégia para a conservação dos recursos naturais, mas a ausência ou ineficácia da gestão destas áreas protegidas inviabiliza a eficácia destes espaços. O presente trabalho teve como objetivo principal analisar a gestão da APA Encontro das Águas através da percepção das pessoas envolvidas em sua gestão, do levantamento documental e a análise temporal da cobertura do solo (hidrografia, vegetação e solo exposto) nos anos de 2001, 2008 e 2014. Foram entrevistados 08 agentes públicos locais ligados à gestão da APA, tendo como ferramenta a realização de entrevistas semiestruturado. Os entrevistados desconhecem a APA Encontro das Águas, seus limites, objetivos e funções ecológicas, mas reconhecem a importância de uma unidade de conservação no município. A análise temporal da referida unidade demonstrou um aumento de áreas de solo exposto, sugerindo que a intensificação do desflorestamento na APA Encontro das Águas se deve, principalmente, a pressão imobiliária nesta unidade, após a inauguração da Ponte Rio Negro. O Estado deve efetivar a gestão desta APA para que a mesma possa cumprir o seu papel estratégico para a conservação dos recursos naturais existentes em seu território.

Publicado
2017-05-09
Como Citar
GUIMARÃES, David et al. A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS AGENTES PÚBLICOS E A FUNCIONALIDADE DA APA ENCONTRO DAS ÁGUAS EM IRANDUBA, AMAZONAS / The environmental perception of the public agents and the functionality of the APA Encontro das Aguas in Iranduba, Amazonas. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 10, n. 21, p. 99-109, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/272>. Acesso em: 20 abr. 2024.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##