AS TRANSFORMAÇÕES SAZONAIS DA PAISAGEM NA ILHA DO CAREIRO E SUAS CONSEQUÊNCIAS SOCIOAMBIENTAIS / The seasonal changes of the landscape on the island of Careiro and social-environmental consequences

  • Mônica de Vasconcelos
  • Maria Antônia de Oliveira
  • David Guimarães
  • Henrique Pereira

Resumo

O monitoramento das alterações da cobertura do solo permite identificar a dinâmica dos fenômenos ocorridos na paisagem e as suas possíveis implicações socioambientais para as populações humanas residentes. O presente trabalho teve por objetivos: (1) Quantificar as alterações na paisagem de uma área de planície de inundação do rio Amazonas, a Ilha do Careiro da Várzea, na transição entre as estações fluviométricas de cheia e seca; (2) Analisar as consequências dessa dinâmica sazonal nos modos de vida de seus habitantes. Para os cálculos das variações na cobertura do solo foram utilizadas duas imagens Landsat, sensores TM e OLI representando as estações. As classes de cobertura do solo estudadas foram: solo exposto, água, área úmida e floresta. Os resultados apresentaram grandes diferenças nos valores das classes de cobertura entre as estações estudadas. Entre a estação cheia e o começo da estação seca há uma redução de 6% na área de espelho d’água dos lagos. As comunidades rurais amazônicas desenvolveram estratégias adaptativas para os diferentes períodos sazonais, intensificando as atividades produtivas durante a fase terrestre do ecossistema, o que permite sua adaptação ao caráter anfíbio das paisagens das regiões de várzea da Amazônia central.

Publicado
2017-05-09
Como Citar
DE VASCONCELOS, Mônica et al. AS TRANSFORMAÇÕES SAZONAIS DA PAISAGEM NA ILHA DO CAREIRO E SUAS CONSEQUÊNCIAS SOCIOAMBIENTAIS / The seasonal changes of the landscape on the island of Careiro and social-environmental consequences. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 10, n. 21, p. 87-98, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/271>. Acesso em: 06 dez. 2019.