CONSTRUCTOS SOCIOAMBIENTAIS SOBRE A AMAZÔNIA: CONTRIBUIÇÕES AO ENSINO DE CIÊNCIAS / Social and environmental knowledge about the Amazon: contributions to science teaching

  • Elizandra de Vasconcelos
  • Nívia da Silva
  • Elinete Ribeiro
  • Nadia Freitas

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo investigar os constructos de professores sobre as questões socioambientais da Amazônia. A pesquisa enquadrou-se na modalidade qualitativa. As análises e as interpretações foram realizadas por meio da análise do discurso. Os professores apresentam conhecimentos pertinentes à temática. A Amazônia ora é tida como sinônimo de sua pujante natureza ora como complexa, e enredada por problemas socioambientais diversos. A Amazônia precisa ser entendida em toda sua complexidade, desvinculada da imagem de mero objeto. E, ao ensino de ciências cabe reconstruir a relação homem e natureza, em novas bases epistemológicas, ou seja, dissociada das perspectivas de dominação e (des) envolvimento do povo amazônida, além de incorporar elementos das áreas das ciências sociais e humanas, para constituir-se um ensino multirreferenciado e contextualizado à realidade amazônica.

Publicado
2017-05-08
Como Citar
DE VASCONCELOS, Elizandra et al. CONSTRUCTOS SOCIOAMBIENTAIS SOBRE A AMAZÔNIA: CONTRIBUIÇÕES AO ENSINO DE CIÊNCIAS / Social and environmental knowledge about the Amazon: contributions to science teaching. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 9, n. 18, p. 254-268, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/210>. Acesso em: 22 out. 2019.
Seção
Artigos