REFLETINDO SOBRE A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E O USO DAS TECNOLOGIAS DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA / Reflecting on the teachers training, and the use of technologies in the computer laboratory

  • Maria Edna Silva
  • Carlos da Silva
  • Josias da Silva

Resumo

O presente estudo teve como objetivo fazer uma reflexão sobre a formação continuada e a importância das tecnologias computacionais para o ensino e os possíveis entraves quanto ao uso dos laboratórios de informática da escola, pesquisada como metodologia facilitadora para o ensino de ciências. Trata-se de um estudo de campo realizado com professores e alunos do 6º ano “B” da Escola Estadual Maria de Lourdes Neves em Boa Vista-Roraima. O referencial teórico está embasado em professores e especialistas que discutem o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como ferramenta didática no ensino aprendizagem das ciências. Na metodologia foi usado à técnica dos questionários mistos para professores e alunos, além de uma entrevista com o coordenador do Núcleo de Tecnologia Educacional - NTE, para investigar a formação, capacitação dos professores em lidar com os programas do LINUX (software livre). É uma pesquisa descritiva, que faz uso de alguns dados e informações quali e quantitativas para melhor explicar determinados fenômenos administrativos e psicossociais de uma sociedade escolar, onde a abordagem do problema e os dados são analisados qualitativamente para que se possa conhecer, constatar e descrever os fenômenos relacionados quanto à aplicabilidade dos recursos tecnológicos na aquisição do conhecimento científico.

Publicado
2017-05-08
Como Citar
SILVA, Maria Edna; DA SILVA, Carlos; DA SILVA, Josias. REFLETINDO SOBRE A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E O USO DAS TECNOLOGIAS DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA / Reflecting on the teachers training, and the use of technologies in the computer laboratory. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 9, n. 18, p. 182-196, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/205>. Acesso em: 05 dez. 2019.
Seção
Artigos