INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DA MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES À APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO NO 9°ANO / Interdisciplinarity in the teaching of the Mathematics: contributions to the learning of Functions in the 9° Grade

  • Olivia Pereira
  • Denise da Mota

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados obtidos na pesquisa desenvolvida em uma turma do 9° Ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual São José na cidade de Tefé-AM. Teve-se como objetivo compreender as contribuições da Interdisciplinaridade na aprendizagem de Função. Para a efetivação desta pesquisa foram realizadas 14 (quatorze) intervenções, sendo 2 (duas) desenvolvidas empregando-se a metodologia de ensino tradicional e 8 (oito) a proposta interdisciplinar. Nesta proposta articulou-se Matemática com Geografia através do estudo das Migrações no Brasil para trabalhar o conteúdo “Introdução ao estudo de Função: Localização de pontos no Plano Cartesiano”. Como abordagem metodológica utilizou-se a pesquisa qualitativa e como modalidade a pesquisa-ação. A técnica e os instrumentos de coleta de dados foram: observação participante, pré-teste, pós-teste, e registros dos alunos. Os resultados obtidos sinalizam que por meio de práticas interdisciplinares os alunos apresentam maior interesse pelas aulas de Matemática, participam mais das atividades e, além disso, desenvolvem a habilidade de transferir conhecimentos, pois conseguem atribuir sentido àquilo que é ensinado.

Publicado
2017-05-08
Como Citar
PEREIRA, Olivia; DA MOTA, Denise. INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DA MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES À APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO NO 9°ANO / Interdisciplinarity in the teaching of the Mathematics: contributions to the learning of Functions in the 9° Grade. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 9, n. 18, p. 86-99, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/199>. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos