NATUREZAS EM MOSAICO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

  • João Silva
  • Alessandra Freixo

Resumo

Este trabalho tem por objetivo abordar as experiências vivenciadas em um componente curricular do curso de graduação em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Feira de Santana, BA. O trabalho analisa o contexto das percepções de natureza dos estudantes matriculados na disciplina, discutindo suas influências na práxis humana e na cultura. Foram investigadas as percepções dos estudantes para a compreensão da importância destas na formação do profissional biólogo. Para dar subsídio à pesquisa, foi proposto aos estudantes que estes apresentassem uma imagem visual que representasse para eles a natureza. Todas as apresentações foram gravadas e, juntamente com os arquivos das imagens apresentadas pelos estudantes, compuseram o conjunto de dados a serem sistematizados e analisados ao longo deste estudo. Da sistematização e análise dos dados, partiu-se para o registro documental e socialização das imagens, objetivando assim a congregação de narrativas em mosaico. A elaboração do vídeo-documentário pretendeu ultrapassar o simples elemento de registro de uma pesquisa, tornando-se fonte de reconhecimento do sujeito como construtor de uma trajetória de vida e sua relação com a natureza, assim como as influências que levam este a compreender o mundo ao ser redor. O resultado foi um registro diversificado em significados socioculturais, que não dão somente um sentido ao que seja natureza, mas formam um mosaico de naturezas. Portanto, os estudantes produziram uma narrativa coletiva e singular sobre a natureza, que os possibilitou uma reflexão sobre os sentidos de natureza que se constroem no contexto da contemporaneidade, reflexão fundamental para sua formação profissional.

Publicado
2017-05-05
Como Citar
SILVA, João; FREIXO, Alessandra. NATUREZAS EM MOSAICO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 8, n. 17, p. 58-71, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/179>. Acesso em: 26 abr. 2024.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##