EXPLORANDO ATIVIDADES DE MATEMÁTICA: UMA AÇÃO COMPARTILHADA EM SALA DE AULA

  • Raimundo Neres

Resumo

O artigo apresenta um recorte de uma pesquisa realizada com alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de verificar a aprendizagem escolar em resolução de atividades envolvendo operações numéricas com números naturais e inteiros, tendo como aporte teórico a Teoria dos Registros de Representação Semiótica, proposta por Duval (2007), em que o aluno deveria estabelecer relações entre tratamento e conversões de registros. Foram aplicadas duas atividades: a primeira envolvia a conversão de registros de representação da linguagem numérica para linguagem natural e o tratamento desses registros; a segunda foi semelhante à primeira, com dados diferentes. Os resultados revelaram que, em atividades que envolviam a conversão de registro linguagem natural para registro numérico, os alunos tiveram melhor desempenho do que quando usamos a conversão de registros numéricos para linguagem natural. Observou-se também que o desempenho dos alunos nas atividades propostas não está ligado somente ao raciocínio matemático, mas, às vezes, ao domínio da leitura e interpretação do problema.

Publicado
2017-05-05
Como Citar
NERES, Raimundo. EXPLORANDO ATIVIDADES DE MATEMÁTICA: UMA AÇÃO COMPARTILHADA EM SALA DE AULA. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 8, n. 17, p. 27-35, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/175>. Acesso em: 20 abr. 2024.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##