EXPLORANDO ATIVIDADES DE MATEMÁTICA: UMA AÇÃO COMPARTILHADA EM SALA DE AULA
Resumo
O artigo apresenta um recorte de uma pesquisa realizada com alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de verificar a aprendizagem escolar em resolução de atividades envolvendo operações numéricas com números naturais e inteiros, tendo como aporte teórico a Teoria dos Registros de Representação Semiótica, proposta por Duval (2007), em que o aluno deveria estabelecer relações entre tratamento e conversões de registros. Foram aplicadas duas atividades: a primeira envolvia a conversão de registros de representação da linguagem numérica para linguagem natural e o tratamento desses registros; a segunda foi semelhante à primeira, com dados diferentes. Os resultados revelaram que, em atividades que envolviam a conversão de registro linguagem natural para registro numérico, os alunos tiveram melhor desempenho do que quando usamos a conversão de registros numéricos para linguagem natural. Observou-se também que o desempenho dos alunos nas atividades propostas não está ligado somente ao raciocínio matemático, mas, às vezes, ao domínio da leitura e interpretação do problema.