APRENDIZAGEM MATEMÁTICA USANDO REGISTROS SEMIÓTICOS

  • Raimundo Neres

Resumo

Apresentação dos resultados de uma investigação empírica desenvolvida em uma escola pública de São Luís do Maranhão. O objetivo foi analisar o desempenho escolar de alunos do quinto ano do Ensino Fundamental, na resolução de problemas que envolviam as operações elementares: adição, subtração, multiplicação e divisão, no conjunto dos números naturais. Para isso, foram utilizadas as funções de tratamento e conversão de registros de representação semiótica. Os dados foram coletados por meio de atividades de Matemática, aplicadas pela professora da classe, no decorrer do ano de 2013. Os resultados revelaram que, em atividades usando-se tratamento e conversão de registros dados em linguagem natural para numéricos, os alunos tiveram melhor desempenho do que trabalhando com a conversão da linguagem natural para a linguagem figural. Os resultados revelaram também que o desempenho escolar não estava relacionado apenas à resolução de problemas usando registros de representação; em alguns casos, o desempenho do aluno estava relacionado ao fato de ler os enunciados das questões propostas e não compreender o que estava lendo.

Publicado
2017-05-03
Como Citar
NERES, Raimundo. APRENDIZAGEM MATEMÁTICA USANDO REGISTROS SEMIÓTICOS. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 7, n. 14, p. 72-82, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/126>. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos