CONSTITUIÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO EM CIÊNCIAS NA MODALIDADE EAD

  • Valmir Heckler
  • Cezar Motta
  • Maria Galiazzi

Resumo

O artigo apresenta compreensões sobre a constituição da experimentação em Ciências na modalidade a distância (EaD). Pesquisa qualitativa de cunho fenomenológico-hermenêutico pela análise das informações a partir da Análise Textual Discursiva (ATD), com duas categorias emergentes no estudo: a) Democratizar as TIC e o contexto educacional possibilita diferentes percepções das atividades de laboratório em Ciências; b) A experimentação em Ciências na EaD em rede colaborativa com artefatos científicos. Interlocuções sobre a convergência de ações da comunidade científica contemporânea e as atividades da experimentação nessa modalidade educativa. Registra como resultados as diferentes possibilidades no uso e desenvolvimento de artefatos/ferramentas (materiais e simbólicos), entre esses, experimentos remotos, softwares, modelos computacionais, plataformas de aprendizagem, animações, simulações, kits de laboratório, vídeos e ferramentas multimídia que podem ser utilizados via/na web. Associado ao envolvimento dos sujeitos em processos investigativos sobre fenômenos da natureza com mediação, interação, diálogo, colaboração e autoria na construção de aprendizagens da Educação em Ciências com artefatos científicos pelas interações colaborativas na/via internet.

Publicado
2017-05-03
Como Citar
HECKLER, Valmir; MOTTA, Cezar; GALIAZZI, Maria. CONSTITUIÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO EM CIÊNCIAS NA MODALIDADE EAD. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 7, n. 14, p. 144-158, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/132>. Acesso em: 26 abr. 2024.
Seção
Artigos

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