CONSTITUIÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO EM CIÊNCIAS NA MODALIDADE EAD
Resumo
O artigo apresenta compreensões sobre a constituição da experimentação em Ciências na modalidade a distância (EaD). Pesquisa qualitativa de cunho fenomenológico-hermenêutico pela análise das informações a partir da Análise Textual Discursiva (ATD), com duas categorias emergentes no estudo: a) Democratizar as TIC e o contexto educacional possibilita diferentes percepções das atividades de laboratório em Ciências; b) A experimentação em Ciências na EaD em rede colaborativa com artefatos científicos. Interlocuções sobre a convergência de ações da comunidade científica contemporânea e as atividades da experimentação nessa modalidade educativa. Registra como resultados as diferentes possibilidades no uso e desenvolvimento de artefatos/ferramentas (materiais e simbólicos), entre esses, experimentos remotos, softwares, modelos computacionais, plataformas de aprendizagem, animações, simulações, kits de laboratório, vídeos e ferramentas multimídia que podem ser utilizados via/na web. Associado ao envolvimento dos sujeitos em processos investigativos sobre fenômenos da natureza com mediação, interação, diálogo, colaboração e autoria na construção de aprendizagens da Educação em Ciências com artefatos científicos pelas interações colaborativas na/via internet.