COMUNIDADE DE INDAGAÇÃO ONLINE COM PROFESSORES: FERRAMENTAS E PRINCÍPIOS

  • Willian Rubira da Silva FURG
  • Valmir Heckler FURG

Resumo

O estudo apresenta compreensões emergentes do questionamento sobre o que é isso que se mostra dos aspectos teórico-práticos da pesquisa-formação em uma comunidade de indagação online de professores de Ciências. Constituímos o campo empírico de forma coletiva e colaborativa em uma disciplina da Pós-Graduação em Educação em Ciências na Universidade Federal do Rio Grande – FURG. As informações coletadas foram auto organizadas com o auxílio da Análise Textual Discursiva (ATD) em que emergiram três categorias. Neste estudo apresentamos o metatexto referente a terceira categoria emergente: Ferramentas e princípios da comunidade possibilitam/estruturam a atividade. Compreendemos que os professores membros desta disciplina se organizaram na perspectiva de comunidade de indagação online, que avança em sua constituição e ações ao compartilhar as experiências, ouvir o outro e indagar. As ferramentas da web 2.0 potencializam a flexibilização dos planejamentos, ações, registros e interações em espaçotempo distintos.


 


 


This study presents emerging understandings in a research based on the questioning about what is this that shows on the theoretical-practical aspects of formation-research in an online inquiry community with Science teachers. We constituted the empirical field on a collective and collaborative way in a Post-Graduation in Science Education at Universidade Federal do Rio Grande – FURG subject. The collected informations were self-organized with support of Textual Discursive Analysis (ATD) in which emerges three categories. In this study, we presents the metatext relative to the third emergent category: Tools and principles of the community enable/contribute the activity. We understand that the teachers – members of the subject organized in the perspective of inquiry online community, that progress in constitution and actions by share the experiences, listen to other and to inquiry. The tools of web 2.0 potentiate the flexibility of the planning, actions, registries and interactions in distincts space-times.

Publicado
2018-12-28
Como Citar
SILVA, Willian Rubira da; HECKLER, Valmir. COMUNIDADE DE INDAGAÇÃO ONLINE COM PROFESSORES: FERRAMENTAS E PRINCÍPIOS. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 11, n. 24, p. 57-77, dez. 2018. ISSN 1984-7505. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/1271>. Acesso em: 17 jul. 2019.
Seção
Artigos