CONTRIBUIÇÕES FILOSÓFICAS DO CONCEITO DE TEMPO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO DE TEMPO EM LICENCIANDOS DE QUÍMICA E BIOLOGIA
Resumo
Ciência e filosofia buscam explicar, cada uma a seu modo, como interpretam o tempo. A primeira considera o tempo interligado ao espaço, enquanto a segunda retira-o dessa relação. Enquanto uma o calcula, a outra o personifica. Diferentes representações também podem ser vistas na prática diária das ciências. A representação social do conceito de tempo é algo em constante transição uma vez que basta uma mudança de interpretação para haver uma nova representação sobre o mesmo objeto. Para investigar qual o entendimento desse termo, e, por conseguinte, quais as possíveis relações estabelecidas no ensino de ciências, o presente artigo buscou identificar as representações de tempo de 10 (dez) licenciandos, sendo 6 (seis) de Química e 4 (quatro) de Biologia de duas universidades do Norte do Paraná. A coleta de dados foi realizada mediante questionário estruturado, e a análise submetida aos pressupostos da análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). Observou-se que são inúmeras as representações sobre o conceito de tempo, entretanto, os licenciandos de química e biologia estão mais expostos ao conceito enquanto uma variável muitas vezes medindo, controlando, escravizando suas vidas ou seu trabalho.