O universo em cada um de nós: uma vivência na sala de aula sobre a inclusão

  • Suelen da Silva Matos
  • Alberto Noronha Ramos
  • Jediã Ferreira Lima

Resumo

Este relato de experiência teve o objetivo de trabalhar sobre a diversidade e a importância da inclusão escolar, por meio de atividades interativas, levando em consideração o mês de combate ao bullying (abril). Utilizaram-se a interdisciplinaridade e a metodologia da pedagogia de projetos; o público do 6º ano do ensino fundamental foi escolhido por ser a turma com maior quantidade de alunos recém-chegados e de inclusão da escola, em razão de ser o início do ensino fundamental anos finais. Para enriquecer este relato traremos alguns autores como Mattos, Nogueira, Zolin e outros. O resultado do projeto foi muito significativo e emocionante. A pedagogia de projetos foi uma importante aliada para trabalharmos a inclusão na sala de aula. No desenvolvimento do projeto, os alunos foram convidados a explorar seus interesses e habilidades, além de trabalhar de forma colaborativa em cada etapa das atividades.

Publicado
2023-11-15
Como Citar
MATOS, Suelen da Silva; RAMOS, Alberto Noronha; LIMA, Jediã Ferreira. O universo em cada um de nós: uma vivência na sala de aula sobre a inclusão. Revista Saberes & Práticas, [S.l.], n. 4, nov. 2023. ISSN 2596-013X. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/3169>. Acesso em: 27 abr. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/rsp.v0i4.3169.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##