O processo da leitura e da escrita através da ludicidade com brinquedos e brincadeiras antigas

  • Rita Keila de Souza Parente
  • Alberto Noronha Ramos
  • Jediã Ferreira Lima

Resumo

Este texto é um relato de experiência sobre o Projeto de Aprendizagem intitulado “O Processo da Leitura e da Escrita Através da Ludicidade com Brinquedos e Brincadeiras Antigas”. Este tema foi proposto para mostrar a importância de atividades lúdicas no contexto da sala de aula, tornando a aprendizagem mais significativa e prazerosa. O Projeto de Aprendizagem foi realizado com uma turma do 1º ano do ensino fundamental na Escola Municipal Arte e Cultura, em 15 aulas, no 1º semestre de 2023. O objetivo do projeto foi desenvolver o processo de alfabetização e letramento de forma lúdica por meio de brinquedos diversos e brincadeiras antigas. Enriqueceram esse estudo os autores Wanzeler, Belém, Morin, dentre outros. Como resultado percebi meus alunos mais estimulados para aprender, envolvidos com as atividades, interessados pelas histórias dos pais e avós, e estes mais integrados com as atividades escolares das crianças. Trabalhar com projetos nos permite ouvir nossos alunos, importarmo-nos com eles, conseguindo, dessa forma, selecionarmos assuntos que, de fato, devem ser trabalhados em sala de aula.

Publicado
2023-11-15
Como Citar
PARENTE, Rita Keila de Souza; RAMOS, Alberto Noronha; LIMA, Jediã Ferreira. O processo da leitura e da escrita através da ludicidade com brinquedos e brincadeiras antigas. Revista Saberes & Práticas, [S.l.], n. 4, nov. 2023. ISSN 2596-013X. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/3168>. Acesso em: 27 abr. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/rsp.v0i4.3168.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##